100%

Indicações são destaque na sessão dos Vereadores Mirins

Os pequenos vereadores de Nova Veneza se reuniram na tarde dessa quarta-feira (06/07) para mais uma sessão na Câmara do município. Novamente, os meninos e meninas colocaram em pauta temas relevantes para as escolas e para as comunidades na qual estão inseridos.

 

Mais uma vez, o encontro contou com todo o procedimento legal necessário ao poder legislativo, e o trabalho dos jovens políticos foi acompanhado pelo público presente, incluindo pais, amigos e representantes das escolas.

 

O vereador Eloir Minatto (Biro Biro), presidente da Câmara, que acompanha o processo desde o começo, exaltou o desempenho dos pequenos. “Eles estão evoluindo. Mais uma vez trouxeram indicações importantes. Sem dúvida, serão grandes lideranças no futuro”, comentou.

 

Indicações da sessão (sugestão tabela):

 

Gabriel Fenali Marques

- Solicita à Polícia Militar o aumento das rondas nos horários de entrada e saída dos alunos na Escola Municipal Caravaggio, tendo como o objetivo melhorias na segurança.

- Pede a instalação de um playground (parque infantil) no lugar da pista de skate anexa à Praça João Spilere, no distrito de Caravaggio. Isso porque a pista está em condições ruins e não está sendo utilizada.

 

Suyani de Brida

- Solicita que se faça melhorias na estrada e nas entradas das propriedades dos moradores da Linha Minerva, e envie máquina da Prefeitura para fazer a troca da tubulação, que fica na entrada da propriedade do senhor Alcenir de Brida.

- Requer melhorias na ponte de madeira localizada na Comunidade de São Francisco, já que a estrutura está em más condições.

- Pede bolas novas para a Escola Básica Municipal Líbero Ugioni. As bolas são para a prática de vôlei, futsal e handebol.

 

Aloha Sobieray

- Solicita auxílio financeiro ao Centro Comunitário do Bairro Bortolotto para que possam ser feitas reformas nas salas e instalação de equipamentos necessários e adequados para realização de aulas de artes e de reforço da Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto.

 

Cauãn Schneider Nuernberg

- Pede que seja disponibilizado um professor de informática na Escola Augusto Mondardo para que possam ser ministradas aulas de informática desde o 1º ano do ensino fundamental. A escola possui computadores, mas não tem professor disponível para séries iniciais.

 

Alessandro Tomasi

- Requer que professores de Artes da Rede Municipal de Ensino trabalhem com os alunos, além das artes visuais, da dança e do teatro, a linguagem da música, conforme previsto em lei nacional.

- Solicita a instalação de placas com os nomes das ruas no bairro Bortoluzzi.

- Em requerimento, pede à secretaria do Estado a manutenção ou aquisição de novos computadores para a Escola Abílio César Borges.

 

 

Heloísa Mondardo Dal Molin

- Pede a construção de uma lombada com faixa de pedestre na rua que fica em frente à Escola Municipal Ítalo Amboni, na comunidade de Rio Cedro Médio.

- Solicita a instalação de um portão eletrônico na Escola Municipal Ítalo Amboni.

 

Júlia Carvalho Velho

- Requer, por questão de segurança, a construção de uma ciclovia no distrito de Caravaggio, iniciando na empresa Plakas até a empresa Vanelise.

- Em requerimento, pede à secretaria do Estado a instalação de armários com gavetas ou portas individuais, nas salas de aula da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, de Caravaggio.

 

Pérola Iris Trento Souza

- Pede a manutenção da estrada geral do Bairro Picadão (iniciando no Aras do bairro Jardim Florença até a entrada da Rodovia Giácomo Destro) com a colocação de cascalho e alargamento da pista, visto que o local está em péssimas condições de trafego.

 

Natália Mendes Pereira

- Solicita a revitalização da parada de ônibus que fica em frente à Escola Julieta Torres Gonçalves, distrito de São Bento Baixo.

- Pede a instalação de um playground (parque infantil) no bairro Garuvinha, distrito de São Bento Baixo.

 

 

 

 

 

Notícias

Ação da PM é reconhecida na Câmara de Vereadores
Ação da PM é reconhecida na Câmara de Vereadores

Uma operação bem sucedida da Polícia Militar de Nova Veneza foi exaltada na sessão dessa terça-feira da Câmara de Vereadores do município. Por meio de Moção de Aplausos de autoria do vereador Altevir Selesio Amboni, os policiais Tiago Cardoso de Assis e Dalcione Rosso Correa foram homenageados na Casa Legislativa devido à uma ação bem sucedida.

Vereadores homenageiam ex-prefeitos de Nova Veneza
Vereadores homenageiam ex-prefeitos de Nova Veneza

Uma sessão especial da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, realizada nessa quinta-feira, foi dedicada a homenagear ex-prefeitos do município. Participaram da solenidade, além daqueles que receberam Diploma de Mérito, os legisladores da Casa e autoridades estaduais e federais. Um grande público acompanhou a sessão, que também fez parte da programação da Festa da Gastronomia, iniciada oficialmente nessa quinta.

Projeto Ingabiroba é pauta em sessão da Câmara de Nova Veneza
Projeto Ingabiroba é pauta em sessão da Câmara de Nova Veneza

Projetos voltados ao meio ambiente mais uma vez estiveram em pauta na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Na sessão dessa terça-feira, diante de requerimento do vereador Carlos Eduardo Ghislandi, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, Sérgio Marini, esteve na Casa Legislativa explanando sobre o projeto Ingabiroba.

Projeto Vereador Mirim tem votos apurados
Projeto Vereador Mirim tem votos apurados

Mais uma etapa do projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Vereadores de Nova Veneza, foi concluída nessa segunda-feira. O presidente da Casa Legislativa, Eloir Minatto (Biro Biro), e organizadores do projeto fizeram a contagem dos votos, acompanhados pelo secretário de educação do município, Elzio Milanez, e por representantes das escolas.

Votação do projeto Vereador Mirim movimenta escolas do município
Votação do projeto Vereador Mirim movimenta escolas do município

Uma etapa importante do projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Vereadores de Nova Veneza, foi realizada nessa quarta e quinta-feira (07/06 e 08/06). Estudantes das escolas do município foram às urnas para escolherem seus representantes. Os eleitos participarão de sessão mensal na Casa Legislativa até o fim do ano.

Câmara de Vereadores recebe presidente da Fundave
Câmara de Vereadores recebe presidente da Fundave

O presidente da Fundave (Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza), Juliano Mondardo Dal Molin, esteve na Câmara de Vereadores na sessão dessa terça-feira. Na tribuna, ele explanou sobre os trabalhos realizados no município pela entidade, além dos projetos para o futuro.

Samuel Milanez assume cadeira na Câmara de Vereadores
Samuel Milanez assume cadeira na Câmara de Vereadores

A equipe de legisladores de Nova Veneza contou com um novo integrante na sessão da Câmara dessa terça-feira. Samuel Amboni Milanez (PP), do distrito de Caravaggio, ocupará até o fim deste mês a vaga de Edgar Preis, que fica licenciado durante este período.
Na oportunidade, Milanez usou a tribuna da Casa Legislativa e agradeceu a comunidade pelos votos recebidos na eleição.

Semana de eleição de vereadores mirins em Nova Veneza
Semana de eleição de vereadores mirins em Nova Veneza

O projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara de Nova Veneza, já está em andamento na edição 2017, e nesta semana as escolas do município escolherão seus representantes. A votação acontece nesta quarta e quinta-feira (07/06 e 08/06) e serão definidos os meninos e meninas que participarão de sessões mensais na Casa Legislativa.

Vereadores de Nova Veneza participam de reuniões voltadas à juventude
Vereadores de Nova Veneza participam de reuniões voltadas à juventude

Na última semana, a Câmara de Vereadores de Nova Veneza esteve representada em reuniões que tiveram projetos voltados a juventude em pauta. Em Florianópolis, os legisladores Aroldo Frigo Junior e Arlindo da Silva, acompanhados pelo diretor municipal da juventude, Guilherme Gava, e pelo coordenador estadual da juventude, Teilor Topanotti, apresentaram projetos focados nos jovens neovenezianos.

Câmara de Nova Veneza recebe vereadores de Siderópolis
Câmara de Nova Veneza recebe vereadores de Siderópolis

Antes da sessão dessa terça-feira (10/05), os vereadores de Nova Veneza receberam representantes do poder legislativo de Siderópolis. Na reunião solicitada por Carlos Eduardo Ghislandi e conduzida pelo presidente Eloir Minatto (Biro Biro), esteve em pauta projeto acerca do uso do entorno da Barragem do Rio São Bento. Estiveram na Casa Legislativa os sideropolitanos Franqui Salvaro (presidente da Câmara), Pipi Maravai (vereador) e Romildo Soares (diretor da Câmara).

Câmara de Vereadores homenageia neoveneziana
Câmara de Vereadores homenageia neoveneziana

A sessão da Câmara de Vereadores de Nova Veneza realizada nessa terça-feira contou com familiares de Angélica Bortolotto Panato (in memoriam), já que a neoveneziana foi homenageada por meio de Projeto de Lei que confere seu nome à rua do distrito de São Bento Baixo.

Hospital São Marcos é pauta na sessão da Câmara de Nova Veneza
Hospital São Marcos é pauta na sessão da Câmara de Nova Veneza

Após solicitação dos vereadores de Nova Veneza, representantes da Secretaria de Saúde do município estiveram na última sessão da Câmara trazendo esclarecimentos acerca do Hospital São Marcos, que se encontra com as portas fechadas. De acordo com as informações, as previsões são otimistas quanto ao retorno das atividades.

Reunião coloca Plano Diretor de Nova Veneza em pauta
Reunião coloca Plano Diretor de Nova Veneza em pauta

É praticamente um consenso entre poder público e comunidade a necessidade da atualização do Plano Diretor de Nova Veneza. O prazo para mudanças no documento já expirou e as cobranças são constantes para que as adequações sejam realizadas e o município siga se desenvolvendo. Diante disso, representantes dos poderes legislativo e executivo se reuniram nesta semana para debater o assunto.

Policial é homenageado na Câmara de Vereadores
Policial é homenageado na Câmara de Vereadores

A última sessão da Câmara de Vereadores de Nova Veneza contou com uma homenagem bastante significativa. Finalizando os trabalhos na PM, o policial Jucemar Teixeira contou com Moção de Aplausos, sob autoria do vereador Eloir Minatto (Biro Biro), presidente da Câmara, pelos 12 anos de atividade e dedicação ao município.