100%

Projeto de lei do Executivo para pavimentação do Parque Industrial Jerônimo Spillere é aprovado pela Câmara de Vereadores

Projeto de lei do Executivo para pavimentação do Parque Industrial Jerônimo Spillere é aprovado pela Câmara de Vereadores Votação encerrou com oito votos favoráveis e um contra
Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza votaram sete proposições, sendo seis indicações de autoria dos vereadores e um projeto de lei de iniciativa do poder Executivo Municipal.

Tratando do projeto de lei nº0009, que institui regime de tributação diferenciado para pagamento e contribuição de melhoria, decorrente do investimento na pavimentação asfáltica no Parque Industrial Jerônimo Spillere, localizado no distrito de Caravaggio, os votos foram oito a favor da aprovação e um contra. O vereador contrário à aprovação, foi o parlamentar Carlos Eduardo Ghislandi (PMDB) que apresentou como justificativas, não ter tempo hábil para averiguar a legalidade do projeto, além de ser contra a contribuição das empresas para isso. “Há muito tempo venho pedindo que esse Parque Industrial seja asfaltado. Sou a favor que as empresas sejam beneficiadas, mas sou contra a contribuição de melhorias pelas empresas, pois as empresas já contribuem muito com o município”, comenta.
 
Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto (PSD) o Biro Biro, votou a favor e agradeceu o apoio dos colegas vereadores que também foram favoráveis. “Depois de tanta espera para essa obra que é muito importante para Nova Veneza, essa Casa não poderia ficar tramitando com esse projeto que vai beneficiar além do Parque Industrial, também toda a comunidade do Caravaggio. Quando é pro bem do município, essa Casa vai estar sempre ao lado dos munícipes”, destacou.

 
Ao tratar das indicações dos legisladores, feitas ao poder executivo municipal, o vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB), foi o autor que solicita uma nova escadaria que dá acesso ao segundo piso do Museu Municipal. Segundo o vereador a escada é bastante antiga e apresenta perigo, dificultando um melhor aproveitamento do espaço elevado. “Temos uma estrutura muito bonita que foi a primeira prefeitura de Nova Veneza. Mas, hoje temos o segundo andar onde só se guardam as vestes para o Carnaval. A gente vem perdendo um espaço maravilhoso para fazer até mesmo coquetéis, dedicatórias de livros, gerar a cultura, não só através do turismo, mas também do artista”, anseia.

O mesmo vereador fez uma segunda indicação na Casa, pedindo que seja providenciado o reajuste salarial referente a 30 horas do Conselho Municipal da Criança e Adolescente. De acordo com o vereador o Conselho Municipal da Criança e Adolescente encontra-se com o menor salário hora da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e lembra ainda, que as conselheiras estão sempre à disposição, sem remuneração, durante o cumprimento de férias, feriados, licenças e finais de semanas.

O vereador Carlos Eduardo Ghislandi (PMDB), teve iniciativa em duas indicações durante a sessão. Uma delas é que seja providenciada a elaboração de projeto de pavimentação asfáltica na região central do distrito de Caravaggio. Especialmente no trecho localizado no entorno do Santuário de Nossa Senhora de  Caravaggio, até onde reinicia o asfalto em direção ao Centro do município de Nova Veneza.

 
A outra indicação do mesmo vereador, segundo ele, uma indicação já feita em outras oportunidades, é que seja elaborado um projeto de infraestrutura para o centro histórico, englobando as duas quadras centrais do município de Nova Veneza, no sentido de unificar as praças Humberto Bortoluzzi, Cônego Amilcar Gabriel e Palazzo Delle Acque, assim ampliando o espaço atrativo aos turistas e investidores da cidade. “Que seja feita uma padronização, um estudo, um projeto para o futuro. Por que entra prefeito, sai prefeito e cada um tem uma ideia, vai querer fazer de um jeito. Se tivéssemos um projeto para dez ou quinze anos de execução em módulos, fazer o módulo 1, módulo 2, módulo 3, quem sabe poderíamos ter uma visão melhor do futuro. Com certeza traria muito mais frutos para o turismo e para os moradores do municípios”, anseia.

O vereador Claiton Zanzi (PMDB) parabenizou o colega pela indicação e falou sobre a contratação de empresas especializadas para que projetos possam ser pensados para Nova Veneza, como um lago com uma gôndola que possa fazer passeio, por exemplo. “Quero reforçar que hoje nós temos o ministro de Turismo, Vinícius Lummertz, que é catarinense e também é o momento adequado para gente fazer um projeto e tentar buscar recursos, já que temos essa ligação”, acredita o vereador.

Por sua vez, o legislador Arlindo da Silva (PSDB) fez indicação para que seja realizada a continuação da rua Josephina Sachet Milanez, no trecho que liga  com a rua Giácomo Milanez, passando pela propriedade de Nereu Sachet e  Alcides Minatto, até a rua João Sachet. “É de muita importância, vai encurtar a distância para os trabalhadores e empresários. Com certeza é uma rua que vai ser muito bem utilizada”, garante.
 
Por fim, o vereador Altevir Salésio Amboni (PP) solicitou que seja feita com urgência o conserto do alambrado que fica ao redor do campo de futebol do Estádio Darci Marini, localizado no bairro Bortolotto em Nova Veneza. O vereador conta que esteve no Estádio no último domingo, 15, para assistir a partida do jogo, e viu a necessidade do conserto do alambrado.

Todas as indicações foram votadas e aprovadas por unanimidade.

Notícias

Vereadores se reúnem na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Veneza
Vereadores se reúnem na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Veneza

A Casa Legislativa de Nova Veneza foi sede de mais uma sessão ordinária, nesta terça-feira, 22. Na ausência do presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD), que está em Brasília acompanhando o prefeito municipal, Rogério Frigo, na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quem presidiu a sessão foi o vereador Arlindo da Silva (PSDB).

Vereadores aprovam projeto de lei para nomeação da rua Soldado Avelino Mondardo
Vereadores aprovam projeto de lei para nomeação da rua Soldado Avelino Mondardo

Em homenagem à memória do neoveneziano Avelino Mondardo, os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, votaram durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15, um projeto de lei que denomina a rua no Centro do município, que inicia na rua Antonio Remor e termina na propriedade da Siderúrgica Colina, como rua Soldado Avelino Mondardo. 

Vereadores cobram da Casan soluções para falta de água no São Bento Baixo
Vereadores cobram da Casan soluções para falta de água no São Bento Baixo

Além da falta de água, outras reclamações chegaram aos vereadores, como o valor elevado da taxa na fatura da água e a falta de atendimento através do contato 0800 disponibilizado para reclamações do consumidor. Para debater estas situações, participaram da reunião, Ricardo Locks, presidente da associação de moradores de São Bento Baixo, Reinaldo Fernandes, engenheiro chefe do setor de operação e manutenção de água da Casan\ Criciúma, Luiz Antonio Destro, gerente da Casan em Nova Veneza, o presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD), os vereadores Aroldo Frigo Junior (PSDB), Arlindo da Silva (PSDB), Volmar Fernandes (PP),  Altevir Amboni (PP) e o vereador Edaltro Luiz Bortolotto - Dalto (PSDB), que solicitou a reunião através do requerimento aprovado por unanimidade pelos colegas vereadores na sessão ordinária do dia 24 de abril.

Audiência pública vai debater instalação do Procon em Nova Veneza
Audiência pública vai debater instalação do Procon em Nova Veneza

A instalação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Nova Veneza está cada vez mais perto de acontecer. Mais um passo foi dado para tratar da instalação do órgão no município na manhã desta quinta-feira, 3, na Câmara de Vereadores, que resultou no agendamento de uma audiência pública para o dia 5 de junho, às 19h30 na Casa Legislativa.

Vereadores querem reunião com a Casan para debater falta de água
Vereadores querem reunião com a Casan para debater falta de água

A constante falta de água no distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza, foi motivo de requerimento do vereador Edaltro Luiz Bortolotto (PSDB), na sessão ordinária desta terça-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. O vereador pede que seja enviado, com extrema urgência, à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), em nome do Superintendente Regional Sul/Serra, Vilmar Tadeu Bonetti,  solicitação para uma reunião com data e local a serem agendados mediante disponibilidade do superintendente e dos vereadores.

Vereadores aprovam requerimento que visa implantar Procon em  Nova Veneza
Vereadores aprovam requerimento que visa implantar Procon em  Nova Veneza

Os vereadores de Nova Veneza deram mais um passo para que o município possa contar com os serviços do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 24, os legisladores aprovaram por unanimidade o requerimento a ser enviado ao diretor do Procon de Santa Catarina, Michael da Silva e ao coordenador executivo do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, para solicitar o agendamento de uma reunião para debater sobre os procedimentos, documentos e processos necessários para viabilizar a implantação do Procon no município.

Projeto de lei do Executivo para pavimentação do Parque Industrial Jerônimo Spillere é aprovado pela Câmara de Vereadores
Projeto de lei do Executivo para pavimentação do Parque Industrial Jerônimo Spillere é aprovado pela Câmara de Vereadores

Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza votaram sete proposições, sendo seis indicações de autoria dos vereadores e um projeto de lei de iniciativa do poder Executivo Municipal.
Tratando do projeto de lei nº0009, que institui regime de tributação diferenciado para pagamento e contribuição de melhoria, decorrente do investimento na pavimentação asfáltica no Parque Industrial Jerônimo Spillere, localizado no distrito de Caravaggio, os votos foram oito a favor da aprovação e um contra. 

Escotismo ganha espaço na Tribuna Livre
Escotismo ganha espaço na Tribuna Livre

Para comemorar o dia do escoteiro, celebrado em 23 de abril e trazer detalhes sobre o 24º Congresso Estadual Escoteiro de Santa Catarina, sediado em Nova Veneza, fez uso da Tribuna Livre, durante a sessão ordinária na Casa Legislativa, o presidente do grupo de escoteiros Césare Tibaldeschi, Fábio Valentin Destro.

Legisladores aprovam três indicações durante sessão ordinária
Legisladores aprovam três indicações durante sessão ordinária

Três indicações foram votadas e aprovadas pelos vereadores durante a sessão ordinária desta semana. Uma delas, foi de autoria do presidente, Eloir Minatto (PSD), o Biro Biro, que solicita que seja viabilizado o atendimento dos pedidos elaborados pela Associação de Irrigação e Drenagem do Rio Cedro Médio,  Associação de Drenagem e Irrigação Santo Isidoro  e Associação de Drenagem e Irrigação Núcleo Gava. De acordo com o presidente,  o apoio do Poder Executivo Municipal no atendimento dessas solicitações é muito importante para auxiliar as associações na realização de obras  de drenagem e ampliação, as quais irão beneficiar agricultores e associados, que residem e possuem suas plantações no interior do município de Nova Veneza.

Segurança pública é tema de reunião entre vereadores e PM em Nova Veneza
Segurança pública é tema de reunião entre vereadores e PM em Nova Veneza

Atendendo ao requerimento do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Eloir Minatto (PSD), O Biro Biro, nesta terça-feira, 3, o sargento  Claudio Teixeira, comandante do destacamento da Polícia Militar em Nova Veneza compareceu na Casa Legislativa. O encontro teve como finalidade tratar entre o comandante e os legisladores, assuntos relacionados à segurança pública do município, tais como, número de efetivo, situação das viaturas, armamento e câmeras de monitoramento.