100%

Vereadores aprovam projeto de lei para nomeação da rua Soldado Avelino Mondardo

Vereadores aprovam projeto de lei para nomeação da rua Soldado Avelino Mondardo Projeto aprovado pelo legislativo durante sessão ordinária desta terça-feira, 15, segue para sansão do prefeito municipal
Em homenagem à memória do neoveneziano Avelino Mondardo, os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, votaram durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15, um projeto de lei que denomina a rua no Centro do município, que inicia na rua Antonio Remor e termina na propriedade da Siderúrgica Colina, como rua Soldado Avelino Mondardo. 

Durante a sessão, uma das netas do homenageado, Erbel Graça Mondardo fez uso da Tribuna para ler o histórico de vida do avô que nasceu em 19 de dezembro de 1920 e faleceu em 2 de fevereiro de 1999. “Nós da família do soldado Avelino Mondardo nos sentimos honrados com a homenagem que esta Casa presta hoje em memória de um homem simples e com pouco estudo, mas que muito contribuiu para a história e crescimento do nosso município”, enfatizou.

Em uma leitura emocionada, Erbel relatou que o avó em 20 de setembro de 1944 embarcou para à Europa em navio americano com destino à Itália para servir com o Exército Brasileiro durante a guerra. Durante o combate o soldado foi ferido por uma granada, mas se recuperou voltando ao país e a cidade de origem quando a guerra terminou em 1945.

O vereador autor deste projeto de lei, Aroldo Frigo Junior (PSDB), contou que quando soube que não existia nenhum projeto de lei que tivesse a denominação no município de Nova Veneza como reconhecimento à esse soldado tomou a iniciativa. “Para mim foi um grande prazer, por ser da família Mondardo também, por valorizar esta história que ainda é muito recente no convívio da história do mundo, do convívio dos alunos que estudam história nas escolas e principalmente também por eu ser correspondente consular na Itália e ter uma ligação com um descendente italiano nascido no Brasil e que foi ajudar a libertar a Itália do neofascismo, como soldado brasileiro de Nova Veneza”, afirmou.

O vereador Edaltro Bortolotto – Dalto (PSDB), disse que não teve o prazer de conhecer pessoalmente o soldado, mas conhece muitos dos familiares. “É uma simples homenagem que esta Casa faz para uma pessoa que deu muito da sua história para o município e vai dar agora muito mais com seu nome sendo da rua que fica aqui no Centro de Nova Veneza. Tenho certeza que seu Avelino mereceria uma homenagem maior, mas a gente sabe que os familiares vão entender esta nossa pequena homenagem”, comentou.

Por sua vez o vereador Altevir Amboni (PP), conta que conheceu o Avelino e o soldado merece essa homenagem com muito carinho por toda trajetória que apesar de sofrida foi muito bonita. Da mesma forma o  legislador Cesar Augusto Pazetto (PSDB) relatou também ter tido o prazer de conhecer Avelino e disse que é uma grande satisfação para ele e para os demais vereadores aprovarem este projeto de lei em homenagem a ele.

Outro vereador que também teve contato direto com o Avelino, foi o Arlindo da Silva (PSDB). O vereador durante a sessão relembrou um momento especial entre os amigos, que foi quando ele veio morar no Caravaggio e Avelino foi até a casa dele para desejar uma boa jornada no Caravaggio.

O vereador Carlos Eduado Ghislandi – Dado (PMDB) mesmo sem conhecer o Avelino, garante que o soldado foi um verdadeiro herói de guerra, uma pessoa que participou da história de libertação da Itália. “É justa a homenagem, além de ter enfrentado a guerra, ele construiu uma família de pessoas que também tem o espírito comunitário. Conheço bastante a família, são pessoas que estão sempre inseridas nos movimentos sociais, que estão sempre ajudando a comunidade. Além de participar da guerra ajudando a Itália, também ajudou nosso município com a formação de uma família que engrandece nossa comunidade”, parabenizou Dado.

Com base no histórico de Avelino, o presidente da Câmara, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD) disse que o soldado é um exemplo de pessoa e que mesmo ele não estando mais aqui, a sua história vai ser eterna dentro de cada um dos familiares e de quem o conheceu, por ser uma pessoa do bem. “O Avelino deve estar muito feliz vendo a família reunida levando seu legado para frente, resgatando a sua história e fazendo novas histórias com irmãos, filhos, netos e bisnetos. Não vai ter só o nome na rua, ele já tem o nome gravado em Nova Veneza na família Mondardo, nos amigos que ele fez não só aqui, mas por todo lugar que ele passou”.

O projeto de lei teve a aprovação de todos os vereadores e aguarda sansão do prefeito.
 

Notícias

Rio Mãe Luzia é assunto na Casa Legislativa de Nova Veneza
Rio Mãe Luzia é assunto na Casa Legislativa de Nova Veneza

Os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza, receberam nesta terça-feira, dia 7, durante a sessão ordinária, a presidente da Comissão do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, Miriam da Conceição Martins.

Legisladores de Nova Veneza aprovam indicações durante sessão ordinária
Legisladores de Nova Veneza aprovam indicações durante sessão ordinária

A Casa Legislativa de Nova Veneza sediou a primeira sessão ordinária do mês de agosto, nesta terça-feira, dia 7. No plenários os vereadores apreciaram e votaram três indicações ao poder executivo, a serem atendidas pelas secretarias competentes do município.   As indicações com autoria dos vereadores Claiton Zanzi (MDB), Edaltro Luiz Bortolotto, o Dalto (PSDB) e Altevir Selésio Amboni (PP) foram aprovadas por unanimidade pelos legisladores.

Legislativo de Nova Veneza aprova por unanimidade todas as indicações da última sessão do mês de julho
Legislativo de Nova Veneza aprova por unanimidade todas as indicações da última sessão do mês de julho

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 31, os vereadores de Nova Veneza apreciaram e aprovaram por unanimidade quatro indicações feitas ao poder executivo. Convidados a prestigiar o evento em comemoração os três anos de fundação da Associação Empresarial de Nova Veneza (Aenove), os vereadores realizaram uma sessão mais sucinta na noite desta terça-feira. ​​​Após o término da sessão no plenário, os legisladores foram para o Teatro Municipal, onde estava sendo sediado o evento Cases de Sucesso.

Vereadores participam de lançamento de livro de ex-funcionário da Casa Legislativa
Vereadores participam de lançamento de livro de ex-funcionário da Casa Legislativa

Em comum acordo, os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza realizaram a sessão ordinária desta terça-feira, dia 24, um pouco mais cedo. De costume a sessão inicia pontualmente às 19h, no entanto nesta terça-feira começou às 18h30 para que os vereadores, funcionários da Casa e a população pudessem ter tempo hábil para prestigiarem o lançamento do livro Vozes da Nossa Gente de autoria do jornalista Tadeu Ronconi Spilere (in memorian). 
 

Didi assume cargo na Câmara de Vereadores
Didi assume cargo na Câmara de Vereadores


A terça-feira, dia 24 de julho, foi marcada por alterações na Casa Legislativa de Nova Veneza. Durante a sessão ordinária o suplente de vereador Rodrigo Vitalli Spillere, popularmente conhecido como Didi (PSD) assumiu a vaga do legislador Arlindo da Silva (PSDB) que precisou se afastar das funções na Câmara por motivo de saúde.

Sessão ordinária em Nova Veneza terá horário alterado nesta terça-feira
Sessão ordinária em Nova Veneza terá horário alterado nesta terça-feira

Os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza decidiram realizar a sessão ordinária um pouco mais cedo nesta terça-feira, dia 24. De costume a sessão inicia pontualmente às 19h, no entanto nesta terça-feira começará às 18h30 para que os funcionários da Casa e a população possam prestigiar o lançamento do livro intitulado Vozes da Nossa Gente de autoria do jornalista Tadeu Ronconi Spilere (in memorian).

Neoveneziano é homenageado pela Câmara de Vereadores com nome de rua
Neoveneziano é homenageado pela Câmara de Vereadores com nome de rua

Um projeto de lei de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSD) para denominar como rua Nicolau Frigo, aquela que inicia na rua Alfredo Pessi e termina no Rio Mãe Luzia em Nova Veneza foi votado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 17, na Casa Legislativa do municipio. Todos os legisladores votaram a favor da proposição que aguarda sansão do prefeito municipal.

Deputada federal recebe moção de aplausos de vereadores de Nova Veneza
Deputada federal recebe moção de aplausos de vereadores de Nova Veneza

Além da apreciação das indicações e requerimentos com autoria dos vereadores, uma moção de aplausos também foi aprovada e entregue durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 17. O vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) foi o autor da moção de aplausos à deputada federal, Geovânia de Sá, para parabeniza-la pela conquista da Lei Federal de nº 13.678, de 13 de junho de 2018,  que concede o título honorífico da Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana ao município de Nova Veneza.
 

Vereadores aprovaram todas as proposições da 21ª sessão ordinária de 2018
Vereadores aprovaram todas as proposições da 21ª sessão ordinária de 2018

Pensando no bem estar da população neoveneziana, proposições para melhorias no município foram apreciadas pelos vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza, durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, dia 17. Na ausência do presidente da Câmara, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD) por motivo particular, a sessão foi presidida pelo primeiro secretário da Casa, vereador Cesar Augusto Paseto (PSDB). O vereador Arlindo da Silva (PSDB), também não participou da sessão, por motivo de saúde. O prefeito municipal Rogério Frigo marcou presença na sessão ordinária.

Vereadores realizam 19ª sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza
Vereadores realizam 19ª sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza

Os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 3, para a realização da 19ª sessão ordinária de 2018. No plenário os legisladores votaram dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, o de Nº0020 que “dispõe sobre o fechamento da escola municipal Vila Maria e dá outras providências" e o de Nº0022 que “autoriza o chefe do poder executivo a abrir ao orçamento fiscal do município de Nova Veneza, em favor da gestão do centro administrativo, secretaria municipal de transportes, obras e serviços urbanos e secretaria municipal de educação, crédito suplementar no valor de R$ 1.310.000,00, por conta da transposição de recursos, e dá outras providências”.

Câmara de Vereadores de Nova Veneza recebe autoridades italianas em Sessão Solene
Câmara de Vereadores de Nova Veneza recebe autoridades italianas em Sessão Solene

Os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza votaram e aprovaram duas indicações e três requerimentos, na noite desta terça-feira, dia 26, durante a sessão ordinária. Um dos requerimentos aprovados pelos legisladores foi para a convocação de uma Sessão Solene a ser realizada no dia 19 de novembro para comemorar a passagem da Semana da República Italiana e pelo fortalecimento com Malo, cidade irmã de Nova Veneza. A autoria do requerimento é do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB).