100%

Câmara de Vereadores dedica moção de aplausos à autoras de livro que traz exemplos de empreendedorismo social

Câmara de Vereadores dedica moção de aplausos à autoras de livro que traz exemplos de empreendedorismo social Neoveneziana é uma das autoras do livro Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais
Os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza aprovaram por unanimidade em sessão ordinária na noite desta terça-feira, 12, uma moção de aplausos dedicada à mestra em Desenvolvimento Econômico, Carla Spillere Busarello e para a professora doutora Melissa Watanabe, autoras do livro Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais.

A moção de aplausos foi de iniciativa do vereador Arlindo da Silva (PSDB) que relata estar honrado em ser autor desta moção. “Essa homenagem é uma simples homenagem, mas para vocês tenho certeza que tem muito valor, e para mim também que fiz essa homenagem. É uma homenagem que de vocês ninguém tira mais, é um incentivo”, avalia o vereador.

Ao fazer uso da Tribuna Livre no plenário para esclarecer detalhes da obra que traz casos de empresas sociais no Brasil, além de abordar também conceitos básicos de empreendedorismo social para quem quer começar a empreender, a autora Carla Spillere Busarello que é neoveneziana, lembrou que o livro começou a ser idealizado em 2015 quando ela estava iniciando o projeto de mestrado com a orientação da professora Melissa.

“Nós pesquisávamos juntas sobre empreendedorismo social e fomos conhecendo um pouquinho mais desse universo. Nós nos apaixonamos pela temática, porque realmente ela é encantadora, mas começamos a perceber que pouco se tinha para a sociedade em geral, ela estava ainda muito engessada na teoria, na ciência, que infelizmente nem todo mundo tem acesso. Então nós pensamos em criar uma obra que desmistificasse um pouquinho da ciência para fazer uma leitura que todos pudessem ter acesso”, descreveu.
 
Também na Tribuna Livre a professora doutora Melissa Watanabe agradeceu a homenagem e revelou que como uma professora que entende a sua missão, ouvir os orientandos falar é um grande momento, além de relatar que esse livro em parceria com a Carla é a prova de que muitos estudantes são pró ativos e buscam uma entrega além da academia.

A autora espera bons resultados da sociedade a partir do livro. “Que outras pessoas não só entendam os termos, o que é o empreendimento social, mas que também se enxerguem como protagonistas desta mudança. O poder público por ele só, infelizmente ele não dá conta, e as empresas privada em si, também não é seu foco. O empreendedorismo social ele vem com essa vertente de tentar buscar organizações que hoje nós chamamos de organizações híbridas no intuito de uma transformação social”, explica.

Na oportunidade todos os vereadores agradeceram e parabenizaram as autoras do livro e também ao vereador Arlindo da Silva, autor da moção.

O livro foi lançado oficialmente no dia 23 de maio, no Bairro da Juventude.

Notícias

Vereadores participam de atividades da 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana
Vereadores participam de atividades da 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana

Os legisladores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza marcaram presença na missa em homenagem aos 127 anos de colonização e 60 anos de emancipação político-administrativa do município, na noite desta sexta-feira, 15. A missa realizada na Matriz São Marcos, contou com a presença de diversas autoridades políticas atuais, mas também de ex- prefeitos e vices, além de turistas e moradores locais. Durante o ritual da missa os vereadores ficaram responsáveis pela leitura das preces.

Audiência pública na Câmara de Vereadores debate implantação de Procon em Nova Veneza
Audiência pública na Câmara de Vereadores debate implantação de Procon em Nova Veneza

Na noite desta terça-feira, 5, uma audiência pública para debater a possível instalação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Nova Veneza aconteceu na Casa Legislativa do município. Mesmo sabendo que o poder da decisão favorável ou não da implantação do Procon no município, é do Executivo, o Legislativo tomou a iniciativa de levantar o debate com a comunidade, para saber da real necessidade e importância da implantação do órgão para os munícipes, comerciantes, entidades e associações.

Instalação do Procon em Nova Veneza será debatido em audiência pública nesta terça-feira
Instalação do Procon em Nova Veneza será debatido em audiência pública nesta terça-feira

A Casa Legislativa de Nova Veneza será sede de uma audiência pública nesta terça-feira, 5, que irá debater a possível instalação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no município. A possibilidade da instalação do órgão começou a ser discutida no ano passado, quando o diretor do Procon de Santa Catarina, Michael da Silva, esteve em Nova Veneza. Em 2018 o assunto foi intensificado na Câmara de Vereadores pelo vereador Edaltro Bortolotto  - Dalto (PSDB) com o apoio dos demais colegas legisladores.

Presidente da Fundave faz uso da Tribuna Livre na Câmara Legislativa
Presidente da Fundave faz uso da Tribuna Livre na Câmara Legislativa

O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Juliano Dal Molin, fez uso da Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, na Casa Legislativa de Nova Veneza. Na oportunidade o presidente destacou sobre o trabalho da Fundave no município e detalhou a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente que tem a abertura oficial no dia 4 de junho.

Vereador Mali se despede de cargo na Casa Legislativa
Vereador Mali se despede de cargo na Casa Legislativa

Nesta terça-feira, 29, o vereador Volmar Fernandes – Mali (PP) participou da última sessão ordinária do mandato que assumiu interinamente durante o mês de maio na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. Mali, ocupou a cadeira do colega vereador Edgar Preis (PP) que retorna à Casa Legislativa, a partir do dia 1 de junho.

Indicações são aprovadas por unanimidade na Casa Legislativa
Indicações são aprovadas por unanimidade na Casa Legislativa

Os legisladores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza estiveram reunidos na Casa Legislativa do município para mais uma sessão ordinária nesta terça-feira, 29. Dentre os assuntos debatidos no plenário, quatro indicações foram votadas pelos vereadores.

Vereadores se reúnem na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Veneza
Vereadores se reúnem na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Veneza

A Casa Legislativa de Nova Veneza foi sede de mais uma sessão ordinária, nesta terça-feira, 22. Na ausência do presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD), que está em Brasília acompanhando o prefeito municipal, Rogério Frigo, na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, quem presidiu a sessão foi o vereador Arlindo da Silva (PSDB).

Vereadores aprovam projeto de lei para nomeação da rua Soldado Avelino Mondardo
Vereadores aprovam projeto de lei para nomeação da rua Soldado Avelino Mondardo

Em homenagem à memória do neoveneziano Avelino Mondardo, os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, votaram durante a sessão ordinária desta terça-feira, 15, um projeto de lei que denomina a rua no Centro do município, que inicia na rua Antonio Remor e termina na propriedade da Siderúrgica Colina, como rua Soldado Avelino Mondardo. 

Vereadores cobram da Casan soluções para falta de água no São Bento Baixo
Vereadores cobram da Casan soluções para falta de água no São Bento Baixo

Além da falta de água, outras reclamações chegaram aos vereadores, como o valor elevado da taxa na fatura da água e a falta de atendimento através do contato 0800 disponibilizado para reclamações do consumidor. Para debater estas situações, participaram da reunião, Ricardo Locks, presidente da associação de moradores de São Bento Baixo, Reinaldo Fernandes, engenheiro chefe do setor de operação e manutenção de água da Casan\ Criciúma, Luiz Antonio Destro, gerente da Casan em Nova Veneza, o presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD), os vereadores Aroldo Frigo Junior (PSDB), Arlindo da Silva (PSDB), Volmar Fernandes (PP),  Altevir Amboni (PP) e o vereador Edaltro Luiz Bortolotto - Dalto (PSDB), que solicitou a reunião através do requerimento aprovado por unanimidade pelos colegas vereadores na sessão ordinária do dia 24 de abril.