100%

Vereadores realizam 19ª sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza

Vereadores realizam 19ª sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza Apreciação de Projetos de Lei do Executivo e indicação pautaram a sessão desta terça-feira, dia 3.
Os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 3, para a realização da 19ª sessão ordinária de 2018. No plenário os legisladores votaram dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, o de Nº0020 que “dispõe sobre o fechamento da escola municipal Vila Maria e dá outras providências" e o de Nº0022 que “autoriza o chefe do poder executivo a abrir ao orçamento fiscal do município de Nova Veneza, em favor da gestão do centro administrativo, secretaria municipal de transportes, obras e serviços urbanos e secretaria municipal de educação, crédito suplementar no valor de R$ 1.310.000,00, por conta da transposição de recursos, e dá outras providências”.
 
A votação do projeto de lei Nº0020 encerrou com seis votos a favor do fechamento da escola e dois contrários. A bancada do PP formada pelos vereadores Edgar Preis e Altevir Selesio Amboni foi contra a aprovação do Projeto para que sejam encerradas as atividades na escola.
 
O presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD) votou a favor, mas defende que o espaço da escola deve ser aproveitado, sugerindo que a prefeitura, junto com a secretaria de planejamento e obras e com os vereadores façam um estudo para que seja feita uma creche no local. “Acho que uma creche lá vai ser muito importante para as mães terem a chance de trabalhar. Para o nosso povo ficar também no interior, porque muitas mães de lá, não trabalham porque não tem onde deixar os filhos. Não podemos afunilar tudo na cidade, nós temos que também valorizar o interior. Não podemos só fechar o espaço, temos que dar uma utilidade para ele”, comentou o presidente.
 
Por sua vez, o vereador Eduardo Ghislandi – Dado (PMDB) justificou o voto a favor, afirmando que não é novidade para ninguém que ele defende a unificação de escolas. “É triste a gente falar em fechar uma escola, mas pensando pelo lado técnico, da qualidade do ensino, pensando no município, é necessária a unificação de mais algumas unidades. Não só da Vila Maria, mas outras unidades devem ter o mesmo destino. Isso para melhorar a questão das folhas de pagamentos, reduzindo custos em determinadas áreas para poder investir mais em outras. É uma decisão muito difícil, mas economicamente e administrativamente é necessário”, explanou.
 
Já o Projeto de Lei Nº0022, foi aprovado por unanimidade durante a sessão. O vereador Edaltro Bortolotto - Dalto (PSDB) fez questão de explicar no plenário onde será aplicado o crédito suplementar no valor de R$ 1.310.000,00, por conta da transposição de recursos deste projeto do Executivo. “É para o asfaltamento de um trecho que liga a rodovia de São Bento Alto ao Cedro Alto. O município está fazendo esta transposição de valor com recursos próprios. É interessante que esse asfalto se inicie imediatamente para que possamos estar com essa etapa terminada ainda este ano”, relatou.
 
O presidente da Casa, Eloir Minatto – Biro Biro, agradeceu o prefeito Rogério José Frigo e o vice Zé Spillere por honraram com o que prometeram em relação ao asfalto. “A gente fica feliz quando um gestor público assume um compromisso e honra com sua palavra. Foi prometido que mesmo não vindo verba do governo, o município bancaria o valor para fazer o asfalto até o Cedro Alto”, comemora o presidente.
 
INDICAÇÃO

O vereador Edaltro Bortolotto – Dalto, por meio de indicação solicitou durante a sessão, que seja providenciada com urgência, a recuperação da ponte pênsil situada na Estrada Geral Picadão, em frente à residência da moradora Marise Trento. Os demais vereadores aprovaram a indicação. “Peço ao Poder Executivo junto com o secretário Ciso, que façam com urgência o encaminhamento para a reconstrução desta ponte. Fui procurado pela comunidade novamente e estive lá verificando a ponte que está em estado precário”, conta.
 
Contudo, o legislador reforçou que duas indicações feitas por ele na Casa, relacionadas a ponte pênsil em outras localidades já foram atendidas. De acordo com o vereador, uma delas foi na comunidade de Santo Antônio em Rio Cedro Médio, onde a ponte já foi concluída, e a outra na comunidade de Sanga Curta na propriedade do Luciano Binatti que está em fase final.
 

REQUERIMENTO

Em resposta aos requerimentos de autoria do vereador Edgar Preis(PP) aprovados por unanimidade pelos colegas na Casa Legislativa, o secretário de agricultura de Nova Veneza, Sérgio Ricardo Ugioni, enviou um ofício listando algumas das atividades realizadas pela pasta que coordena.
 
No ofício lido na Tribuna Livre, na oportunidade pelo próprio vereador autor dos requerimentos, consta que até o momento a secretaria já realizou a distribuição de aveia para produtor rural de gado leiteiro e de corte. Além da disponibilização de retroescavadeira hidráulica s-90 a todos os produtores rurais, destinada a  abertura e limpeza de açudes, visando incrementar a produção agrícola. Disponibilização de retroescavadeira hidráulica a todos os produtores rurais, destinada a limpeza e abertura de valos para auxiliar no escoamento da safra. Disponibilização de trator- ensiladeira a todos os produtores rurais,  destinada para produção de silagem complementando principalmente a produção de leite. Licitação de novos implementos agrícolas para o ano de 2018,  tais como:  subsolador,  carreta   e grade,  com a finalidade de atender ainda mais a demanda de todos os agricultores do município.

Ainda no ofício, o secretário informou que a secretaria de agricultura está de portas abertas para prestar informações acerca das atividades realizadas.
 



 

Notícias

Vereadores visitam Apae de Nova Veneza
Vereadores visitam Apae de Nova Veneza

Sabendo da importância e das necessidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Veneza (Apae) em manter as atividades, no final da tarde desta quinta-feira, dia 21/9, alguns vereadores da Casa Legislativa do município estiveram reunidos na sede da instituição, que fica localizada no Bairro Bortolotto.

Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza
Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza

Reunidos para mais uma sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza, os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira, dia 18, quatro indicações. Duas das proposições foram de autoria do vereador Edaltro Luiz Bortolotto (PSDB) e duas da legisladora Elisabete Tereza Bortolotto (PP).

Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza
Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza

Com o desejo de uma empresa em iniciar atividades de mineração na cidade de Siderópolis, cidade vizinha de Nova Veneza, o poder Executivo e Legislativo neoveneziano convocou uma Audiência Pública para o dia 25 de setembro, para debater com toda população sobre a circulação diária de mais de 50 caminhões pesados por Nova Veneza, que as futuras atividades acarretarão.

Indicações são aprovadas por unanimidade na 29ª sessão ordinária
Indicações são aprovadas por unanimidade na 29ª sessão ordinária

Nesta terça-feira, dia 11, os vereadores de Nova Veneza se reuniram na Casa Legislativa do município, para a realização de mais uma sessão ordinária, a vigésima nona de 2018. No plenário os legisladores apreciaram e votaram duas indicações de autoria do vereador Edaltro Luiz Bortolotto, o Dalto (PSDB) e da vereadora Elisabete Teresa Bortolotto, a Bete (PP).

Irmãs Beneditinas da Divina Providência são homenageadas pelos vereadores de Nova Veneza
Irmãs Beneditinas da Divina Providência são homenageadas pelos vereadores de Nova Veneza

Cinco moções de aplausos de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) foram entregues na noite desta terça-feira, dia 4, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. As moções foram aprovadas por unanimidade no plenário e dedicadas às Irmãs Beneditinas da Divina Providência Henrica Stanger, Afonsina Romão, Tarcisia Marini, Lúcia Gava e Marina Gava, por mais de meio século de vida dedicados a devoção aos serviços religiosos.

Bete volta a assumir cadeira na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Bete volta a assumir cadeira na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Elisabete Bortolotto (PP), mais conhecida como Bete, pela segunda vez assumiu uma vaga na Casa Legislativa de Nova Veneza. No ano de 2017, a suplente assumiu cadeira durante 30 dias, e em 2018 assume novamente pelo mesmo período enquanto o vereador Altevir Amboni (PP) fica licenciado das atividades.

Casa Legislativa de Nova Veneza receberá secretária de saúde municipal para esclarecimentos sobre o SUS  
Casa Legislativa de Nova Veneza receberá secretária de saúde municipal para esclarecimentos sobre o SUS  

Por meio de requerimento de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) a secretária municipal de saúde, Maristela Regina Vitali Cúnico comparecerá na Casa Legislativa durante sessão ordinária a ser agendada para esclarecimentos sobre a nova política pública do SUS que está em vigor, referente às filas de exames clínicos, cirurgias básicas e de alta complexidade.

Vereadores aprovam requerimento para ampliação na distribuição domiciliar de correspondências em Nova Veneza
Vereadores aprovam requerimento para ampliação na distribuição domiciliar de correspondências em Nova Veneza

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 28, um requerimento de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB), foi aprovado por todos os legisladores, para ser enviado ao Gestor da Agência dos Correios de Nova Veneza, Vantuir de Oliveira.O objetivo com o requerimento é solicitar ao gestor que seja feita a expansão de distribuição domiciliar das correspondências, contemplando a rua Natal Coral, localizada no bairro Elisa em Nova Veneza e também as ruas do distrito de Caravaggio.
 
 

Câmara de Vereadores dedica moção de aplausos ao time Oahlacrop de Nova Veneza
Câmara de Vereadores dedica moção de aplausos ao time Oahlacrop de Nova Veneza

Durante a sessão desta terça-feira, dia 21, uma moção de aplausos de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) foi aprovada por unanimidade pelos legisladores no plenário.  O vereador autor, dedicou a moção ao time  Oahlacrop/Curso Gaia/DME- Nova Veneza, para parabenizar  todos os dirigentes, colaboradores e jogadores do time, pela conquista do campeonato da Liga Atlética Criciumense (LAC).