100%

Câmara de Vereadores de Nova Veneza ultrapassa 100 indicações aprovadas

Câmara de Vereadores de Nova Veneza ultrapassa 100 indicações aprovadas Na noite desta terça-feira, 28, sete indicações foram aprovadas, totalizando 106 indicações em 2018
A sessão ordinária desta terça-feira, dia 28, na Casa Legislativa de Nova Veneza, foi marcada pela aprovação de sete indicações, todas por unanimidade pelos legisladores no plenário.  Somente em 2018, os vereadores já aprovaram 106 indicações direcionadas ao poder Executivo.
 
A indicação do vereador Edaltro Luiz Bortolotto, o Dalto (PSDB) durante a sessão, foi para a instalação com urgência de uma academia ao ar livre, no bairro Jardim Florença. Também pede que a secretaria competente faça a retirada do parque infantil que está instalado ao lado do Centro Comunitário de Jardim Florença e recoloque no terreno do município, que fica ao lado do Posto de Saúde da comunidade. “Partindo do princípio que nós estamos lá no Jardim Florença fazendo investimentos bastante pesados com a construção da passarela, e com o projeto da arquibancada em andamento, a gente também solicita a mudança do parque infantil, onde está totalmente aberto e lá vai gato, cachorro, então a gente pede para colocar em local seguro e cercado. Junto neste local colocar a academia ao ar livre, que o Babu, secretário de esporte, está providenciando para que possamos completar o quadro de obras naquela comunidade”, disse Dalto.
 
A outra indicação do mesmo vereador é também a instalação com urgência de 20 luminárias de led, com braços de 3,5 metros, na rua 14 de Julho, localizada no distrito de São Bento Baixo, iniciando em frente à Gruta Madonna Di Monte Berico até a residência do morador Vitorio Bortolotto. “Essa indicação é necessária por motivo de segurança no nosso interior. A rodovia 14 de Julho é uma rodovia bastante utilizada para caminhadas, também  pelas pessoas que andam de bicicleta. Nós temos lá um trecho de 1500 metros, que é desde a Madonna Di Monte Berico até o Vitorio Bortolotto lâmpadas de 80w, lâmpadas antigas. Então a gente está solicitando junto ao poder público municipal 20 luminárias de 250w de led”.
 
Na oportunidade o vereador lembrou que participou recentemente de uma reunião para tratar do assunto junto com alguns moradores daquela localidade e com o prefeito Rogério Frigo e ficou definido que uma nova reunião será agendada junto com a cooperativa.
 
Também referente à iluminação, a indicação do legislador Edgar Preis (PP), segundo ele, atendendo a pedidos dos moradores da Vila Maria, foi para o conserto da iluminação da praça que fica em frente a Igreja daquela comunidade.
 
Por sua vez, o vereador Carlos Eduardo Ghislandi, o Dado (MDB) solicita uma revisão para conserto, limpeza e manutenção dos aparelhos climatizadores de ar das capelas mortuárias do município de Nova Veneza. “Tive a notícia aqui pelos colegas vereadores de que o ar condicionado na casa mortuária aqui de Nova Veneza já foi trocado. Agradeço o Executivo pelo fato. No Caravaggio é responsabilidade do Santuário pelo o que me informaram, então não cabe a mesma indicação, mas lá o ar condicionado não está funcionando, então fica a dica. Peço que se em outras capelas mortuárias do município não tenham climatização que sejam colocados ou revisadas onde já tiver”, pediu Dado.
 
Por fim, três das indicações da noite foram solicitadas pelo vereador Altevir Selésio Amboni (PP). Umas delas é para que seja feito reparos na ponte sobre o Rio Sanga, que fica próxima da residência do Joceir Bez, na comunidade de São Bento Alto. Pede  também que seja realizada a reconstrução da cabeceira da ponte em frente aos aviários do Américo Farias, na comunidade de Rio Cedro Alto. “Estive na festa do idoso na Vila Maria e na volta resolvi entrar nessa rua para ver as condições da ponte, porque o Edgar já fez essa indicação há uns dois meses atrás, e algumas pessoas já me disseram que tinham colocado tábuas lá. Eu fui lá verificar e está cercado mesmo com tábuas, então espero que tomem providência antes que aconteça alguma coisa”, alertou o vereador.
 
Por medida de segurança e atendendo à pedidos da comunidade, de acordo com Amboni, é necessário com urgência a realização da pintura das faixas de sinalização nos trechos que possuem pavimentação asfáltica entre o Rio Sanga e a comunidade de São Bento Alto, até o final do asfalto,  e também no asfalto existente no trecho da Linha Pasetto, Vila Maria e na comunidade de São Francisco.
 
O legislador Claiton Zanzi (MDB), parabenizou o vereador autor da indicação e aproveitou também para fazer seu pedido para a Administração Municipal. “A gente sabe que a Administração recolhe todo ano um valor referente a multas, e por obrigação tem que ser aplicado no trânsito. Nós temos um problema grande com ausência de placas e pinturas de faixas, quem sabe usem esse dinheiro derivado das multas na melhoria do trânsito”.
 
O presidente da Casa Legislativa de Nova Veneza, Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) também comentou a respeito da indicação feita pelo vereador Altevir. “O poder público tem que cuidar na parte que está feito o asfalto com a sinalização, mas também onde não tem o asfalto, porque é uma estrada muito estreita e fechada, por isso tem que ter uma preocupação muito grande. Quando terminar aquela obra, a alta velocidade de pessoas de fora que não conhecem a estrada, pode causar acidentes, então tem que terminar a obra e já fazer a lombada junto, para depois não precisarmos ficar fazendo indicações de lombadas aqui. Então já peço ao setor de planejamento que quando for fazer a obra que já coloquem as lombadas em certos trechos", finalizou o presidente.

Notícias

Vereadores visitam Apae de Nova Veneza
Vereadores visitam Apae de Nova Veneza

Sabendo da importância e das necessidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Veneza (Apae) em manter as atividades, no final da tarde desta quinta-feira, dia 21/9, alguns vereadores da Casa Legislativa do município estiveram reunidos na sede da instituição, que fica localizada no Bairro Bortolotto.

Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza
Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza

Reunidos para mais uma sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza, os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira, dia 18, quatro indicações. Duas das proposições foram de autoria do vereador Edaltro Luiz Bortolotto (PSDB) e duas da legisladora Elisabete Tereza Bortolotto (PP).

Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza
Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza

Com o desejo de uma empresa em iniciar atividades de mineração na cidade de Siderópolis, cidade vizinha de Nova Veneza, o poder Executivo e Legislativo neoveneziano convocou uma Audiência Pública para o dia 25 de setembro, para debater com toda população sobre a circulação diária de mais de 50 caminhões pesados por Nova Veneza, que as futuras atividades acarretarão.

Indicações são aprovadas por unanimidade na 29ª sessão ordinária
Indicações são aprovadas por unanimidade na 29ª sessão ordinária

Nesta terça-feira, dia 11, os vereadores de Nova Veneza se reuniram na Casa Legislativa do município, para a realização de mais uma sessão ordinária, a vigésima nona de 2018. No plenário os legisladores apreciaram e votaram duas indicações de autoria do vereador Edaltro Luiz Bortolotto, o Dalto (PSDB) e da vereadora Elisabete Teresa Bortolotto, a Bete (PP).

Irmãs Beneditinas da Divina Providência são homenageadas pelos vereadores de Nova Veneza
Irmãs Beneditinas da Divina Providência são homenageadas pelos vereadores de Nova Veneza

Cinco moções de aplausos de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) foram entregues na noite desta terça-feira, dia 4, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. As moções foram aprovadas por unanimidade no plenário e dedicadas às Irmãs Beneditinas da Divina Providência Henrica Stanger, Afonsina Romão, Tarcisia Marini, Lúcia Gava e Marina Gava, por mais de meio século de vida dedicados a devoção aos serviços religiosos.

Bete volta a assumir cadeira na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Bete volta a assumir cadeira na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Elisabete Bortolotto (PP), mais conhecida como Bete, pela segunda vez assumiu uma vaga na Casa Legislativa de Nova Veneza. No ano de 2017, a suplente assumiu cadeira durante 30 dias, e em 2018 assume novamente pelo mesmo período enquanto o vereador Altevir Amboni (PP) fica licenciado das atividades.

Casa Legislativa de Nova Veneza receberá secretária de saúde municipal para esclarecimentos sobre o SUS  
Casa Legislativa de Nova Veneza receberá secretária de saúde municipal para esclarecimentos sobre o SUS  

Por meio de requerimento de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) a secretária municipal de saúde, Maristela Regina Vitali Cúnico comparecerá na Casa Legislativa durante sessão ordinária a ser agendada para esclarecimentos sobre a nova política pública do SUS que está em vigor, referente às filas de exames clínicos, cirurgias básicas e de alta complexidade.

Vereadores aprovam requerimento para ampliação na distribuição domiciliar de correspondências em Nova Veneza
Vereadores aprovam requerimento para ampliação na distribuição domiciliar de correspondências em Nova Veneza

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 28, um requerimento de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB), foi aprovado por todos os legisladores, para ser enviado ao Gestor da Agência dos Correios de Nova Veneza, Vantuir de Oliveira.O objetivo com o requerimento é solicitar ao gestor que seja feita a expansão de distribuição domiciliar das correspondências, contemplando a rua Natal Coral, localizada no bairro Elisa em Nova Veneza e também as ruas do distrito de Caravaggio.
 
 

Câmara de Vereadores dedica moção de aplausos ao time Oahlacrop de Nova Veneza
Câmara de Vereadores dedica moção de aplausos ao time Oahlacrop de Nova Veneza

Durante a sessão desta terça-feira, dia 21, uma moção de aplausos de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) foi aprovada por unanimidade pelos legisladores no plenário.  O vereador autor, dedicou a moção ao time  Oahlacrop/Curso Gaia/DME- Nova Veneza, para parabenizar  todos os dirigentes, colaboradores e jogadores do time, pela conquista do campeonato da Liga Atlética Criciumense (LAC).