GOOGLE_ANALYTICS
100%

Projeto de lei do Executivo para pavimentação do Parque Industrial Jerônimo Spillere é aprovado pela Câmara de Vereadores

Projeto de lei do Executivo para pavimentação do Parque Industrial Jerônimo Spillere é aprovado pela Câmara de Vereadores Votação encerrou com oito votos favoráveis e um contra
Na sessão ordinária desta terça-feira, 17, os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza votaram sete proposições, sendo seis indicações de autoria dos vereadores e um projeto de lei de iniciativa do poder Executivo Municipal.

Tratando do projeto de lei nº0009, que institui regime de tributação diferenciado para pagamento e contribuição de melhoria, decorrente do investimento na pavimentação asfáltica no Parque Industrial Jerônimo Spillere, localizado no distrito de Caravaggio, os votos foram oito a favor da aprovação e um contra. O vereador contrário à aprovação, foi o parlamentar Carlos Eduardo Ghislandi (PMDB) que apresentou como justificativas, não ter tempo hábil para averiguar a legalidade do projeto, além de ser contra a contribuição das empresas para isso. “Há muito tempo venho pedindo que esse Parque Industrial seja asfaltado. Sou a favor que as empresas sejam beneficiadas, mas sou contra a contribuição de melhorias pelas empresas, pois as empresas já contribuem muito com o município”, comenta.
 
Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto (PSD) o Biro Biro, votou a favor e agradeceu o apoio dos colegas vereadores que também foram favoráveis. “Depois de tanta espera para essa obra que é muito importante para Nova Veneza, essa Casa não poderia ficar tramitando com esse projeto que vai beneficiar além do Parque Industrial, também toda a comunidade do Caravaggio. Quando é pro bem do município, essa Casa vai estar sempre ao lado dos munícipes”, destacou.

 
Ao tratar das indicações dos legisladores, feitas ao poder executivo municipal, o vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB), foi o autor que solicita uma nova escadaria que dá acesso ao segundo piso do Museu Municipal. Segundo o vereador a escada é bastante antiga e apresenta perigo, dificultando um melhor aproveitamento do espaço elevado. “Temos uma estrutura muito bonita que foi a primeira prefeitura de Nova Veneza. Mas, hoje temos o segundo andar onde só se guardam as vestes para o Carnaval. A gente vem perdendo um espaço maravilhoso para fazer até mesmo coquetéis, dedicatórias de livros, gerar a cultura, não só através do turismo, mas também do artista”, anseia.

O mesmo vereador fez uma segunda indicação na Casa, pedindo que seja providenciado o reajuste salarial referente a 30 horas do Conselho Municipal da Criança e Adolescente. De acordo com o vereador o Conselho Municipal da Criança e Adolescente encontra-se com o menor salário hora da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e lembra ainda, que as conselheiras estão sempre à disposição, sem remuneração, durante o cumprimento de férias, feriados, licenças e finais de semanas.

O vereador Carlos Eduardo Ghislandi (PMDB), teve iniciativa em duas indicações durante a sessão. Uma delas é que seja providenciada a elaboração de projeto de pavimentação asfáltica na região central do distrito de Caravaggio. Especialmente no trecho localizado no entorno do Santuário de Nossa Senhora de  Caravaggio, até onde reinicia o asfalto em direção ao Centro do município de Nova Veneza.

 
A outra indicação do mesmo vereador, segundo ele, uma indicação já feita em outras oportunidades, é que seja elaborado um projeto de infraestrutura para o centro histórico, englobando as duas quadras centrais do município de Nova Veneza, no sentido de unificar as praças Humberto Bortoluzzi, Cônego Amilcar Gabriel e Palazzo Delle Acque, assim ampliando o espaço atrativo aos turistas e investidores da cidade. “Que seja feita uma padronização, um estudo, um projeto para o futuro. Por que entra prefeito, sai prefeito e cada um tem uma ideia, vai querer fazer de um jeito. Se tivéssemos um projeto para dez ou quinze anos de execução em módulos, fazer o módulo 1, módulo 2, módulo 3, quem sabe poderíamos ter uma visão melhor do futuro. Com certeza traria muito mais frutos para o turismo e para os moradores do municípios”, anseia.

O vereador Claiton Zanzi (PMDB) parabenizou o colega pela indicação e falou sobre a contratação de empresas especializadas para que projetos possam ser pensados para Nova Veneza, como um lago com uma gôndola que possa fazer passeio, por exemplo. “Quero reforçar que hoje nós temos o ministro de Turismo, Vinícius Lummertz, que é catarinense e também é o momento adequado para gente fazer um projeto e tentar buscar recursos, já que temos essa ligação”, acredita o vereador.

Por sua vez, o legislador Arlindo da Silva (PSDB) fez indicação para que seja realizada a continuação da rua Josephina Sachet Milanez, no trecho que liga  com a rua Giácomo Milanez, passando pela propriedade de Nereu Sachet e  Alcides Minatto, até a rua João Sachet. “É de muita importância, vai encurtar a distância para os trabalhadores e empresários. Com certeza é uma rua que vai ser muito bem utilizada”, garante.
 
Por fim, o vereador Altevir Salésio Amboni (PP) solicitou que seja feita com urgência o conserto do alambrado que fica ao redor do campo de futebol do Estádio Darci Marini, localizado no bairro Bortolotto em Nova Veneza. O vereador conta que esteve no Estádio no último domingo, 15, para assistir a partida do jogo, e viu a necessidade do conserto do alambrado.

Todas as indicações foram votadas e aprovadas por unanimidade.

Notícias

Três vereadores suplentes assumiram vagas na Casa Legislativa
Três vereadores suplentes assumiram vagas na Casa Legislativa

Durante o período de licença das atividades da Casa Legislativa de Nova Veneza dos vereadores Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) Aroldo Frigo Junior (PSDB) e Carlos Eduardo Ghislandi, o Dado (MDB), três vereadores suplentes assumiram as vagas na Câmara de Vereadores: Milton Somariva (PSDB), Samuel Amboni Milanez (PP – MDB) e Rodrigo Vitalli Spillere, o Didi (PSD).

Cinco indicações são aprovadas na 34ª sessão ordinária do ano em Nova Veneza
Cinco indicações são aprovadas na 34ª sessão ordinária do ano em Nova Veneza

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 16, na Casa Legislativa de Nova Veneza, cinco indicações foram aprovadas por unanimidade. Três das proposições tiveram autoria do vereador Claiton Zanzi (MDB), uma do legislador Samuel Amboni Milanez (PP- MDB) e uma do atual presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Arlindo da Silva (PSDB).

Três indicações são aprovadas por unanimidade durante sessão ordinária
Três indicações são aprovadas por unanimidade durante sessão ordinária

Três proposições foram apreciadas e votadas pelos vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza, na noite desta terça-feira, dia 9, durante a sessão ordinária. Por meio de indicações os vereadores Claiton Zanzi (MDB), Aroldo Frigo Junior(PSDB) e Samuel Amboni Milanez (PP – MDB) fizeram solicitações ao poder Executivo de modo a serem atendidas pelas secretarias competentes do município. 

Biro Biro assumirá prefeitura de Nova Veneza em novembro
 Biro Biro assumirá prefeitura de Nova Veneza em novembro

O presidente da Câmara de Vereadores Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) a partir desta quarta-feira, dia 10, está licenciado do cargo na Casa Legislativa do município, por 30 dias. No entanto, Biro Biro frisou que está se licenciando da Casa, mas não dos compromissos com Nova Veneza. Ele garante que vai continuar acompanhando e se colocou a disposição para o que for necessário. Após o término do período de licença, Biro Biro assume a prefeitura de Nova Veneza por 15 dias no mês de novembro.

Trabalho da Apae é evidenciado na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Trabalho da Apae é evidenciado na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Atendendo ao requerimento de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Eloir Minatto, o Biro Biro, (PSD) a presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, Apae de Nova Veneza,  Nórdia Nazari, esteve na Casa Legislativa na noite desta terça-feira, dia 2. “É um momento muito especial para nós, pois nos oportuniza a mostrar à toda comunidade neoveneziana o compromisso que temos em atender com dignidade as pessoas do nosso município, seus familiares, pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, disse a presidente da  Apae de Nova Veneza,  Nórdia Nazari.

Samuel Amboni Milanez volta a legislar na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Samuel Amboni Milanez volta a legislar na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

O mês de outubro começou com alterações na Casa Legislativa de Nova Veneza. Pela segunda vez, o vereador suplente Samuel Amboni Milanez, também conhecido como bigode, integra a Câmara de Vereadores do município e participa das atividades na Casa.Em junho de 2017, Milanez assumiu durante 1 mês a vaga do vereador Edgar Preis (PP), este ano ele volta a legislar ocupando a cadeira do vereador licenciado Carlos Eduardo Ghislandi (MDB).

Apae de Nova Veneza é convidada para participar de sessão ordinária na Casa Legislativa
Apae de Nova Veneza é convidada para participar de sessão ordinária na Casa Legislativa

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 25, um requerimento de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. O requerimento tem a finalidade de convidar a presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, Apae de Nova Veneza,  Nórdia Nazari, ou o setor responsável, para comparecer na Casa Legislativa durante sessão ordinária. O convite é para que seja explanado aos vereadores e a população as atividades desenvolvidas pela entidade.

Em audiência pública, neovenezianos se posicionam contra o tráfego de caminhões pesados pelo município
Em audiência pública, neovenezianos se posicionam contra o tráfego de caminhões pesados pelo município

A audiência pública para tratar do tráfego de caminhões pesados por Nova Veneza, principalmente nos bairros Eliza e Bortolotto, devido a instalação de uma empresa de britagem em Siderópolis, lotou a Casa Legislativa na noite desta terça-feira, dia 25. No início de setembro, no dia 4, uma reunião foi realizada entre os vereadores, representantes do executivo e polícia militar, para avaliar o requerimento enviado pela empresa Colombo Retroterra, que detalha os locais por onde os caminhões da empresa trafegariam por Nova Veneza. Nesta reunião ficou definido o agendamento de uma audiência pública para que a população pudesse também participar desta decisão.
 

Vereadores visitam Apae de Nova Veneza
Vereadores visitam Apae de Nova Veneza

Sabendo da importância e das necessidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Veneza (Apae) em manter as atividades, no final da tarde desta quinta-feira, dia 21/9, alguns vereadores da Casa Legislativa do município estiveram reunidos na sede da instituição, que fica localizada no Bairro Bortolotto.

Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza
Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza

Reunidos para mais uma sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza, os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira, dia 18, quatro indicações. Duas das proposições foram de autoria do vereador Edaltro Luiz Bortolotto (PSDB) e duas da legisladora Elisabete Tereza Bortolotto (PP).

Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza
Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza

Com o desejo de uma empresa em iniciar atividades de mineração na cidade de Siderópolis, cidade vizinha de Nova Veneza, o poder Executivo e Legislativo neoveneziano convocou uma Audiência Pública para o dia 25 de setembro, para debater com toda população sobre a circulação diária de mais de 50 caminhões pesados por Nova Veneza, que as futuras atividades acarretarão.