GOOGLE_ANALYTICS
100%

Presidente da Fundave faz uso da Tribuna Livre na Câmara Legislativa

O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Juliano Dal Molin, fez uso da Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, na Casa Legislativa de Nova Veneza. Na oportunidade o presidente destacou sobre o trabalho da Fundave no município e detalhou a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente que tem a abertura oficial no dia 4 de junho.

O presidente ressaltou que a Fundave trabalha com três segmentos, sendo o licenciamento, a fiscalização e a educação ambiental e também apresentou dados aos parlamentares e a comunidade. “O número de processos que passaram pela fundação em 2017 foram cerca de 90 processos, entre certidões ambientais, licenças, autorizações. Todos analisados, e com despacho. A arrecadação da Fundação girou em torno de 80 mil reais. É um valor que antes era para o Estado e agora com a Fundação fica para o município manter a Fundação”, comemora.

No entanto, este ano o presidente notou uma queda na arrecadação, mesmo sabendo que há alguns meses pela frente para encerrar 2018.

Oportunamente Dal Molin, detalhou a programação completa preparada para a Semana Municipal do Meio Ambiente que chega a IV edição com atividades entre os dias 4 a 8 de junho. Contudo, o concurso de fotografia que revelará o vencedor durante a Semana Municipal do Meio Ambiente já abriu as inscrições no dia 09 de maio e encerra na sexta-feira, 1 de junho. A temática para os neovenezianos que queiram inscrever uma fotografia no concurso é “A Natureza de Nova Veneza”.  “A premiação será troféus para as três melhores fotos e uma câmera fotográfica semiprofissional para a foto vencedora do concurso. A inscrição deve ser realizada pelo e-mail fundave@novaveneza.sc.gov.br, ou pessoalmente na sede. Basta enviar sua foto, comprovante de residência, cópia de RG e telefone para contato”, explicou.

No mesmo dia que iniciaram as inscrições para o concurso fotográfico, também teve inicio a coleta de pilhas, baterias e eletroeletrônicos nas escolas da rede municipal e na sede da Fundave. A entrega destes resíduos podem sem feitas até o dia 8 de junho. O presidente relatou que uma empresa parceira vai fazer a coleta destinando adequadamente esses resíduos.

A novidade este ano dentro da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, será a realização do I Festival Relâmpago de Teatro Estudantil entre os dias 7 e 8 de junho, com apresentação de peças teatrais construídas pelos alunos da rede escolar de Nova Veneza. O tema das peças que já estão sendo preparadas em parceria com o grupo Cirquinho do Revirado é “O Meio Ambiente em Cena” com cada grupo escolhendo um ponto diferente. “Depois das apresentações vamos fazer um debate sobre cada temática. Estamos trazendo uma forma diferente de trabalhar com a questão meio ambiente e também levando o teatro para dentro da escolas podendo despertar até mesmo novos talentos nessas área também”, aposta.

Para encerrar a programação, no dia 8 de junho acontece um seminário sobre fiscalização ambiental, com objetivo de debater o tema desde o procedimento de denúncias ambientais, atos fiscalizatórios, defesas administrativas, processos administrativos, civis e criminais. O debate será sediado às 18h no Teatro Municipal com a participação de integrantes da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina  e o Ministério Público Federal. A premiação do concurso de fotografia será no mesmo local às 20h30.

A sede da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza fica na rua José Canela, nº 64, centro, no prédio onde funciona o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Atende também pelo contato 3436-5273.
 
O presidente da Fundave esteve na Casa Legislativa atendendo o convite por meio de um requerimento de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD) votado e aprovado por unanimidade na sessão ordinária da semana anterior, dia 22 de maio.
 

Notícias

Três vereadores suplentes assumiram vagas na Casa Legislativa
Três vereadores suplentes assumiram vagas na Casa Legislativa

Durante o período de licença das atividades da Casa Legislativa de Nova Veneza dos vereadores Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) Aroldo Frigo Junior (PSDB) e Carlos Eduardo Ghislandi, o Dado (MDB), três vereadores suplentes assumiram as vagas na Câmara de Vereadores: Milton Somariva (PSDB), Samuel Amboni Milanez (PP – MDB) e Rodrigo Vitalli Spillere, o Didi (PSD).

Cinco indicações são aprovadas na 34ª sessão ordinária do ano em Nova Veneza
Cinco indicações são aprovadas na 34ª sessão ordinária do ano em Nova Veneza

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 16, na Casa Legislativa de Nova Veneza, cinco indicações foram aprovadas por unanimidade. Três das proposições tiveram autoria do vereador Claiton Zanzi (MDB), uma do legislador Samuel Amboni Milanez (PP- MDB) e uma do atual presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Arlindo da Silva (PSDB).

Três indicações são aprovadas por unanimidade durante sessão ordinária
Três indicações são aprovadas por unanimidade durante sessão ordinária

Três proposições foram apreciadas e votadas pelos vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza, na noite desta terça-feira, dia 9, durante a sessão ordinária. Por meio de indicações os vereadores Claiton Zanzi (MDB), Aroldo Frigo Junior(PSDB) e Samuel Amboni Milanez (PP – MDB) fizeram solicitações ao poder Executivo de modo a serem atendidas pelas secretarias competentes do município. 

Biro Biro assumirá prefeitura de Nova Veneza em novembro
 Biro Biro assumirá prefeitura de Nova Veneza em novembro

O presidente da Câmara de Vereadores Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) a partir desta quarta-feira, dia 10, está licenciado do cargo na Casa Legislativa do município, por 30 dias. No entanto, Biro Biro frisou que está se licenciando da Casa, mas não dos compromissos com Nova Veneza. Ele garante que vai continuar acompanhando e se colocou a disposição para o que for necessário. Após o término do período de licença, Biro Biro assume a prefeitura de Nova Veneza por 15 dias no mês de novembro.

Trabalho da Apae é evidenciado na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Trabalho da Apae é evidenciado na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Atendendo ao requerimento de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, Eloir Minatto, o Biro Biro, (PSD) a presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, Apae de Nova Veneza,  Nórdia Nazari, esteve na Casa Legislativa na noite desta terça-feira, dia 2. “É um momento muito especial para nós, pois nos oportuniza a mostrar à toda comunidade neoveneziana o compromisso que temos em atender com dignidade as pessoas do nosso município, seus familiares, pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, disse a presidente da  Apae de Nova Veneza,  Nórdia Nazari.

Samuel Amboni Milanez volta a legislar na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Samuel Amboni Milanez volta a legislar na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

O mês de outubro começou com alterações na Casa Legislativa de Nova Veneza. Pela segunda vez, o vereador suplente Samuel Amboni Milanez, também conhecido como bigode, integra a Câmara de Vereadores do município e participa das atividades na Casa.Em junho de 2017, Milanez assumiu durante 1 mês a vaga do vereador Edgar Preis (PP), este ano ele volta a legislar ocupando a cadeira do vereador licenciado Carlos Eduardo Ghislandi (MDB).

Apae de Nova Veneza é convidada para participar de sessão ordinária na Casa Legislativa
Apae de Nova Veneza é convidada para participar de sessão ordinária na Casa Legislativa

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 25, um requerimento de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. O requerimento tem a finalidade de convidar a presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, Apae de Nova Veneza,  Nórdia Nazari, ou o setor responsável, para comparecer na Casa Legislativa durante sessão ordinária. O convite é para que seja explanado aos vereadores e a população as atividades desenvolvidas pela entidade.

Em audiência pública, neovenezianos se posicionam contra o tráfego de caminhões pesados pelo município
Em audiência pública, neovenezianos se posicionam contra o tráfego de caminhões pesados pelo município

A audiência pública para tratar do tráfego de caminhões pesados por Nova Veneza, principalmente nos bairros Eliza e Bortolotto, devido a instalação de uma empresa de britagem em Siderópolis, lotou a Casa Legislativa na noite desta terça-feira, dia 25. No início de setembro, no dia 4, uma reunião foi realizada entre os vereadores, representantes do executivo e polícia militar, para avaliar o requerimento enviado pela empresa Colombo Retroterra, que detalha os locais por onde os caminhões da empresa trafegariam por Nova Veneza. Nesta reunião ficou definido o agendamento de uma audiência pública para que a população pudesse também participar desta decisão.
 

Vereadores visitam Apae de Nova Veneza
Vereadores visitam Apae de Nova Veneza

Sabendo da importância e das necessidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Veneza (Apae) em manter as atividades, no final da tarde desta quinta-feira, dia 21/9, alguns vereadores da Casa Legislativa do município estiveram reunidos na sede da instituição, que fica localizada no Bairro Bortolotto.

Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza
Legislativo aprova indicações para melhorias em Nova Veneza

Reunidos para mais uma sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza, os vereadores aprovaram por unanimidade nesta terça-feira, dia 18, quatro indicações. Duas das proposições foram de autoria do vereador Edaltro Luiz Bortolotto (PSDB) e duas da legisladora Elisabete Tereza Bortolotto (PP).

Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza
Audiência Pública na Câmara de Vereadores vai debater sobre a circulação de caminhões pesados pelo perímetro urbano de Nova Veneza

Com o desejo de uma empresa em iniciar atividades de mineração na cidade de Siderópolis, cidade vizinha de Nova Veneza, o poder Executivo e Legislativo neoveneziano convocou uma Audiência Pública para o dia 25 de setembro, para debater com toda população sobre a circulação diária de mais de 50 caminhões pesados por Nova Veneza, que as futuras atividades acarretarão.