100%

Vereadores realizam 19ª sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza

Vereadores realizam 19ª sessão ordinária na Casa Legislativa de Nova Veneza Apreciação de Projetos de Lei do Executivo e indicação pautaram a sessão desta terça-feira, dia 3.
Os vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 3, para a realização da 19ª sessão ordinária de 2018. No plenário os legisladores votaram dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, o de Nº0020 que “dispõe sobre o fechamento da escola municipal Vila Maria e dá outras providências" e o de Nº0022 que “autoriza o chefe do poder executivo a abrir ao orçamento fiscal do município de Nova Veneza, em favor da gestão do centro administrativo, secretaria municipal de transportes, obras e serviços urbanos e secretaria municipal de educação, crédito suplementar no valor de R$ 1.310.000,00, por conta da transposição de recursos, e dá outras providências”.
 
A votação do projeto de lei Nº0020 encerrou com seis votos a favor do fechamento da escola e dois contrários. A bancada do PP formada pelos vereadores Edgar Preis e Altevir Selesio Amboni foi contra a aprovação do Projeto para que sejam encerradas as atividades na escola.
 
O presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto – Biro Biro (PSD) votou a favor, mas defende que o espaço da escola deve ser aproveitado, sugerindo que a prefeitura, junto com a secretaria de planejamento e obras e com os vereadores façam um estudo para que seja feita uma creche no local. “Acho que uma creche lá vai ser muito importante para as mães terem a chance de trabalhar. Para o nosso povo ficar também no interior, porque muitas mães de lá, não trabalham porque não tem onde deixar os filhos. Não podemos afunilar tudo na cidade, nós temos que também valorizar o interior. Não podemos só fechar o espaço, temos que dar uma utilidade para ele”, comentou o presidente.
 
Por sua vez, o vereador Eduardo Ghislandi – Dado (PMDB) justificou o voto a favor, afirmando que não é novidade para ninguém que ele defende a unificação de escolas. “É triste a gente falar em fechar uma escola, mas pensando pelo lado técnico, da qualidade do ensino, pensando no município, é necessária a unificação de mais algumas unidades. Não só da Vila Maria, mas outras unidades devem ter o mesmo destino. Isso para melhorar a questão das folhas de pagamentos, reduzindo custos em determinadas áreas para poder investir mais em outras. É uma decisão muito difícil, mas economicamente e administrativamente é necessário”, explanou.
 
Já o Projeto de Lei Nº0022, foi aprovado por unanimidade durante a sessão. O vereador Edaltro Bortolotto - Dalto (PSDB) fez questão de explicar no plenário onde será aplicado o crédito suplementar no valor de R$ 1.310.000,00, por conta da transposição de recursos deste projeto do Executivo. “É para o asfaltamento de um trecho que liga a rodovia de São Bento Alto ao Cedro Alto. O município está fazendo esta transposição de valor com recursos próprios. É interessante que esse asfalto se inicie imediatamente para que possamos estar com essa etapa terminada ainda este ano”, relatou.
 
O presidente da Casa, Eloir Minatto – Biro Biro, agradeceu o prefeito Rogério José Frigo e o vice Zé Spillere por honraram com o que prometeram em relação ao asfalto. “A gente fica feliz quando um gestor público assume um compromisso e honra com sua palavra. Foi prometido que mesmo não vindo verba do governo, o município bancaria o valor para fazer o asfalto até o Cedro Alto”, comemora o presidente.
 
INDICAÇÃO

O vereador Edaltro Bortolotto – Dalto, por meio de indicação solicitou durante a sessão, que seja providenciada com urgência, a recuperação da ponte pênsil situada na Estrada Geral Picadão, em frente à residência da moradora Marise Trento. Os demais vereadores aprovaram a indicação. “Peço ao Poder Executivo junto com o secretário Ciso, que façam com urgência o encaminhamento para a reconstrução desta ponte. Fui procurado pela comunidade novamente e estive lá verificando a ponte que está em estado precário”, conta.
 
Contudo, o legislador reforçou que duas indicações feitas por ele na Casa, relacionadas a ponte pênsil em outras localidades já foram atendidas. De acordo com o vereador, uma delas foi na comunidade de Santo Antônio em Rio Cedro Médio, onde a ponte já foi concluída, e a outra na comunidade de Sanga Curta na propriedade do Luciano Binatti que está em fase final.
 

REQUERIMENTO

Em resposta aos requerimentos de autoria do vereador Edgar Preis(PP) aprovados por unanimidade pelos colegas na Casa Legislativa, o secretário de agricultura de Nova Veneza, Sérgio Ricardo Ugioni, enviou um ofício listando algumas das atividades realizadas pela pasta que coordena.
 
No ofício lido na Tribuna Livre, na oportunidade pelo próprio vereador autor dos requerimentos, consta que até o momento a secretaria já realizou a distribuição de aveia para produtor rural de gado leiteiro e de corte. Além da disponibilização de retroescavadeira hidráulica s-90 a todos os produtores rurais, destinada a  abertura e limpeza de açudes, visando incrementar a produção agrícola. Disponibilização de retroescavadeira hidráulica a todos os produtores rurais, destinada a limpeza e abertura de valos para auxiliar no escoamento da safra. Disponibilização de trator- ensiladeira a todos os produtores rurais,  destinada para produção de silagem complementando principalmente a produção de leite. Licitação de novos implementos agrícolas para o ano de 2018,  tais como:  subsolador,  carreta   e grade,  com a finalidade de atender ainda mais a demanda de todos os agricultores do município.

Ainda no ofício, o secretário informou que a secretaria de agricultura está de portas abertas para prestar informações acerca das atividades realizadas.
 



 

Notícias

Requerimento para construção de faixa elevada no Caravaggio é aprovado na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Requerimento para construção de faixa elevada no Caravaggio é aprovado na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Um requerimento de autoria do vereador Rodrigo Vitalli Spillere, o Didi (PSD) foi votado e aprovado por todos os legisladores na Casa Legislativa de Nova Veneza, nesta terça-feira, dia 13. A proposição do vereador Didi é para envio de requerimento ao diretor regional do Deinfra, Lourival Pizzolo, para solicitar a pintura de uma faixa de pedestres  elevada na  Rodovia José Spillere,  no percurso entre o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e a Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, sugerindo como local, em frente à Farmácia Caravaggio (apenas ponto de referência).

Atividades do Recanto do Idoso são evidenciadas na Casa Legislativa de Nova Veneza
Atividades do Recanto do Idoso são evidenciadas na Casa Legislativa de Nova Veneza

Mensalmente na primeira terça-feira, a Câmara de Vereadores de Nova Veneza abre espaço na Tribuna Livre para a divulgação das entidades, mediante agendamento prévio. Nesta semana, terça-feira, dia 6\11, fez uso da Tribuna Livre a proprietária e presidente da Casa de Repouso Recanto do Idoso, Ione  Lopes Vieira,  para falar sobre a entidade que atendente atualmente sete idosas.

Vereadores pedem reparos na cerca da Barragem do Rio São Bento
Vereadores pedem reparos na cerca da Barragem do Rio São Bento

Três requerimentos foram aprovados na noite desta terça-feira, dia 6/11, na Casa Legislativa de Nova Veneza, durante a sessão ordinária realizada às 19h. As proposições, todas de autoria do vereador Edaltro Luiz Bortolotto, o Dalto (PSDB) tiveram a aprovação unânime dos parlamentares no plenário.

Aprovado Projeto de Lei que homenageia neoveneziano com denominação de praça
Aprovado Projeto de Lei que homenageia neoveneziano com denominação de praça

O Projeto de Lei Legislativo nº 0009, de 29 de outubro de 2018 de autoria do vereador Cesar Augusto Pasetto, foi aprovado por todos os parlamentares da Casa Legislativa de Nova Veneza na noite desta terça-feira, dia 30. O PL que denomina como Praça Victor Gava a praça pública de Nova Veneza localizada na rua Olivério Nuernberg, no bairro Bortoluzzi, teve a aprovação por unanimidade do Legislativo.
 

Aprovada indicação na Câmara de Vereadores que homenageia neoveneziano com nome de Taça de campeonato de futebol de campo
 Aprovada indicação na Câmara de Vereadores que homenageia neoveneziano com nome de Taça de campeonato de futebol de campo

No que depender dos vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza, a Taça do Campeonato Municipal de Futebol de Campo do ano 2019 já tem nome. Isso porque os legisladores aprovaram por unanimidade a indicação do legislador Edaltro Luiz Bortolotto, o Dalto (PSDB) que solicita ao Poder Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e do Departamento de Esportes, que a Taça do Campeonato Municipal de Futebol de Campo do ano 2019 receba o nome do Nilton Nuernberg (in memoriam), conhecido popularmente como Techa.
 

Pedidos para melhorias em Nova Veneza são aprovadas por unanimidade na Casa Legislativa
Pedidos para melhorias em Nova Veneza são aprovadas por unanimidade na Casa Legislativa

Ouvindo os anseios da população neoveneziana, os vereadores fizeram indicações ao poder Executivo na noite desta terça-feira, dia 30, na Casa Legislativa. No total foram seis indicações, que durante a sessão ordinária tiveram a aprovação unânime dos parlamentares no plenário. Somente em 2018, os vereadores colocaram em discussão para votação na Câmara 140 indicações.

Três vereadores suplentes assumiram vagas na Casa Legislativa
Três vereadores suplentes assumiram vagas na Casa Legislativa

Durante o período de licença das atividades da Casa Legislativa de Nova Veneza dos vereadores Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) Aroldo Frigo Junior (PSDB) e Carlos Eduardo Ghislandi, o Dado (MDB), três vereadores suplentes assumiram as vagas na Câmara de Vereadores: Milton Somariva (PSDB), Samuel Amboni Milanez (PP – MDB) e Rodrigo Vitalli Spillere, o Didi (PSD).

Cinco indicações são aprovadas na 34ª sessão ordinária do ano em Nova Veneza
Cinco indicações são aprovadas na 34ª sessão ordinária do ano em Nova Veneza

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 16, na Casa Legislativa de Nova Veneza, cinco indicações foram aprovadas por unanimidade. Três das proposições tiveram autoria do vereador Claiton Zanzi (MDB), uma do legislador Samuel Amboni Milanez (PP- MDB) e uma do atual presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Arlindo da Silva (PSDB).

Três indicações são aprovadas por unanimidade durante sessão ordinária
Três indicações são aprovadas por unanimidade durante sessão ordinária

Três proposições foram apreciadas e votadas pelos vereadores da Casa Legislativa de Nova Veneza, na noite desta terça-feira, dia 9, durante a sessão ordinária. Por meio de indicações os vereadores Claiton Zanzi (MDB), Aroldo Frigo Junior(PSDB) e Samuel Amboni Milanez (PP – MDB) fizeram solicitações ao poder Executivo de modo a serem atendidas pelas secretarias competentes do município.