100%

Em audiência pública, neovenezianos se posicionam contra o tráfego de caminhões pesados pelo município

Em audiência pública, neovenezianos se posicionam contra o tráfego de caminhões pesados pelo município Empresa que se instalará em Siderópolis pretende transitar com caminhões pelo perímetro urbano de Nova Veneza
A audiência pública para tratar do tráfego de caminhões pesados por Nova Veneza, principalmente nos bairros Eliza e Bortolotto, devido a instalação de uma empresa de britagem em Siderópolis, lotou a Casa Legislativa na noite desta terça-feira, dia 25.
 
No início de setembro, no dia 4, uma reunião foi realizada entre os vereadores, representantes do executivo e polícia militar, para avaliar o requerimento enviado pela empresa Colombo Retroterra, que detalha os locais por onde os caminhões da empresa trafegariam por Nova Veneza. Nesta reunião ficou definido o agendamento de uma audiência pública para que a população pudesse também participar desta decisão.
 
A audiência pública foi realizada após o término da sessão ordinária desta terça-feira, e contou com a participação do prefeito municipal Rogério Frigo, vice prefeito, Zé Spillere, secretário de planejamento e urbanismo, Lodejane Zanoni, procurador de Nova Veneza, Ricardo de Souza Mello, comandante do destacamento da Polícia Militar de Nova Veneza, Andrei Claudio Teixeira, presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto, o Biro Biro, vereadores em exercício, licenciados e suplentes, lideranças de bairros, população neoveneziana e visitantes.
 
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Eloir Minatto, o Biro Biro, a realização desta audiência pública é muito importante. “Nós temos que ouvir a população. A empresa também pode se manifestar se quiser. Todos têm o direito de usar a palavra. Assim vamos tomar uma decisão, fazer os encaminhamentos que forem melhor para o município. A cidade tem que se desenvolver, mas isso tem que ser discutido junto com a população, com as pessoas que talvez serão um pouco mais afetadas”, disse o presidente no início da solenidade da audiência.
 
O prefeito Rogério Frigo também se manifestou afirmando que fez questão da realização da audiência pública para ouvir a comunidade. “A decisão vai caber a população. Vocês vão ter o direito de se manifestar, então não temam, não tenham vergonha, porque depois da decisão não adianta nós reclamarmos. Nós não somos contra o desenvolvimento, mas essa empresa que vai praticar esse trabalho, ela vai estar instalada no município de Siderópolis, nosso vizinho. Pode ser que seja contratado um funcionário de Nova Veneza, ou de Criciúma, e de Siderópolis, isso é ótimo, geração de emprego, mas os impostos eles não vão vir nada para Nova Veneza, nenhum centavo", comentou o prefeito municipal.
 
Mediante a inscrição durante a audiência, cada pessoa teve três minutos para fazer uma manifestação sobre o assunto debatido. A maioria dos comentários foram feitos pelos moradores de Nova Veneza, que se posicionaram contra ao tráfego dos caminhões, preocupados com os danos nas ruas, das residências e com a segurança das pessoas. Apenas uma das manifestações públicas, foi realizada por um visitante, morador de Criciúma, que alegou não ver problema no tráfego dos caminhões, desde que a empresa se comprometa com os estragos das vias e demais danos.

O neoveneziano Evandro Boaroli, é um dos que também não concorda com o tráfego dos caminhões, pelo menos não pela rota que a empresa está apresentando, e lembrou de um fato que a população foi extremamente necessária para uma decisão tão importante quanto esta. “Nós não devemos aceitar de forma alguma essa passagem dos caminhões. Em 1997, Nova Veneza brigou muito para que não se instalasse uma mina de carvão em Nova Veneza, e graças a esse povo, nós conseguimos que essa mina não fosse instalada aqui, porque era outra situação que ia trazer o caos para Nova Veneza. Então, nós temos que pensar muito bem. Não é que não queremos que a empresa se instale lá, só queremos que achem um caminho que não atrapalhe a beleza de Nova Veneza”, pontuou Boaroli.
 
Após todas as pessoas inscritas falarem, foi aberto também o espaço para que a empresa se pronunciasse. Na oportunidade, Nei Colombo, integrante da diretoria da Colombo Retroterra, fez uso da palavra iniciando seu discurso agradecendo a participação da comunidade. “Eu entendo tudo que a população está colocando, e nós procuramos fazer as coisas com muita seriedade. Já levamos inclusive alguns representantes ali na unidade. Garanto aos senhores que é uma unidade diferente de todas do Sul do Brasil. Nós assumimos o compromisso de respeitar o peso. Eu garanto que vamos  respeitar o Código de Trânsito Brasileiro como sempre o fizemos. Infelizmente nós não temos outro acesso para passar, esse é o único que nós temos e infelizmente nós não temos um plano B. Desde o começo de todos os estudos, nós fizemos um estudo viário da implantação da unidade, e infelizmente essa é a única alternativa que nós temos hoje”, relatou Colombo.


 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 26/09/2018 - 14:34:18 por: Rafaela Trombin - Alterado em: 26/09/2018 - 14:34:18 por: Rafaela Trombin

Notícias

Presidente da câmara e vereadores acompanham repasse de recurso
Presidente da câmara e vereadores acompanham repasse de recurso

O poder legislativo de Nova Veneza vem acompanhando o trabalho dos gestores da educação bem como fiscalizando os repasses do executivo Neoveneziano. Por conta disso, o Presidente da Câmara, bem como alguns vereadores participaram na manhã da última segunda-feira da entrega de convênios para as Associações de Pais e Professores (APP) referentes ao 'per capita' aluno.

Com cartazes e de forma pacífica, moradores protestam na câmara
Com cartazes e de forma pacífica, moradores protestam na câmara

Com cartazes e imagens em mãos, moradores do Distrito de Caravaggio realizaram na sessão desta noite um protesto pacífico, como forma de apelo em relação a situação da Rodovia Antônio Milanez, que segundo os moradores está em situação precária. Vereadores utilizaram a tribuna e se solidarizaram com a população.

Vereador sugere parques adaptados em Nova Veneza
Vereador sugere parques adaptados em Nova Veneza

O vereador Aroldo Frigo Junior fez uma indicação na sessão ordinária desta noite para que o poder executivo avaliasse a possibilidade de adaptar os parques municipais em Nova Veneza, para que as crianças com deficiência física também possam se divertir.

Ruas são denominadas como forma de homenagem
Ruas são denominadas como forma de homenagem

Aprovado na noite de hoje (25), duas denominações de rua. Em homenagem a Hildebrando Antônio Cunha e Ana Vieira Cunha, as ruas ficam localizadas na Mãe Luzia porém pertencem ao Distrito de Caravaggio. De autoria do vereador Edaltro Bortolotto, o projeto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores.

Em Brasília, vereadores agilizam liberação de obra de drenagem para Nova Veneza
Em Brasília, vereadores agilizam liberação de obra de drenagem para Nova Veneza

Em visita a Secretaria de Articulação Nacional do Governo de Santa Catarina, os legisladores de Nova Veneza foram recebidos pelo chefe executivo de articulação política da Secretaria de Articulação Nacional, Noilton Moraes que prontamente agilizou e intermediou a liberação da obra preventiva da rua Antonio Milanez, que fica localizada no distrito de Caravaggio. O valor do investimento destinado a Nova Veneza para a realização da obra de drenagem desta rua é de R$430.295.26.

Vereadores de Nova Veneza cumprem segundo dia de agenda em Brasília
 Vereadores de Nova Veneza cumprem segundo dia de agenda em Brasília

Em busca de emendas parlamentares para Nova Veneza, a agenda de compromissos em Brasília do vereador Aroldo Frigo Junior e do vice presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo da Silva, segue a todo vapor. Desde a última quarta-feira, dia 19, os legisladores estão realizando visitas institucionais em gabinetes de deputados e senadores e também em ministérios.

Em busca de emendas parlamentares, vereadores de Nova Veneza estão em Brasília
Em busca de emendas parlamentares, vereadores de Nova Veneza estão em Brasília

O vereador Aroldo Frigo Junior e o vice presidente da Câmara de vereadores de Nova Veneza, Arlindo da Silva, estão em Brasília desde a última terça-feira, dia 18, onde permanecem até o dia 20, para a realização de visitas institucionais à gabinetes de deputados e senadores com o intuito de trazer recursos de emendas parlamentares para melhorias em Nova Veneza.

Eleita nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza
 Eleita nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Em sessão extraordinária, a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza foi eleita na noite desta segunda-feira, dia 17, na Casa legislativa. Duas chapas apresentaram requerimento de inscrição para concorrer aos cargos de presidente, vice presidente, 1º secretário e 2º secretário.

Vereadores votam projetos de lei em sessão extraordinária
Vereadores votam projetos de lei em sessão extraordinária

Na mesma noite da eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, segunda-feira, 17, uma sessão extraordinária foi realizada na Casa Legislativa para a votação de quatro projetos de lei, o de Nº48, Nº50, Nº51 e Nº52.

Última sessão ordinária de 2018 é realizada na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Última sessão ordinária de 2018 é realizada na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Os legisladores da Câmara de Vereadores de Nova Veneza participaram da última sessão ordinária do ano de 2018, na noite desta terça-feira, dia 11. Na oportunidade, todos os vereadores no plenário, Altevir Selésio Amboni (PP), Carlos Eduardo Ghislandi (MDB), Claiton Zanzi (MDB), Arlindo da Silva (PSDB), Edgar Preis (PP), Aroldo Frigo Junior (PSDB), César Augusto Pasetto (PSDB) e Edaltro Luiz Bortolotto (PSDB) fizeram uso da Tribuna Livre para agradecimentos e felicitações de Natal e Ano Novo. Na ocasião alguns legisladores lembraram de reivindicações feitas ao longo do ano.

Medalhistas do 5º Prêmio Acic de Matemática são homenageados na Câmara de Vereadores de Nova Veneza
Medalhistas do 5º Prêmio Acic de Matemática são homenageados na Câmara de Vereadores de Nova Veneza

A Câmara de Vereadores de Nova Veneza sediou na noite desta quinta-feira, 6,  o evento de entrega de medalhas e certificados para os alunos que se destacaram no 5º Prêmio Acic de Matemática da Escola Municipal Caravaggio, Escola Municipal Bairro Bortolotto, Escola Municipal Ítalo Amboni, Escola de Educação Básica Julieta Torres Gonçalves e Escola Municipal Líbero Ugioni.
 

Estudantes neovenezianos receberão moção de aplausos na Câmera de Vereadores por participação no 5º Prêmio Acic de Matemática
 Estudantes neovenezianos receberão moção de aplausos na Câmera de Vereadores por participação no 5º Prêmio Acic de Matemática

Além da aprovação do Projeto de Lei para denominação da Rodovia Estevão Michels em Rio Cedro Médio, que aguarda sansão do prefeito municipal, outras proposições foram aprovadas durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 4,  na Casa Legislativa de Nova Veneza, sendo duas indicações, um requerimento e cinco moções de aplausos.