100%

Comitiva italiana segue com agenda de visitas nas cidades catarinenses

Desde o dia 17 de novembro, a comitiva italiana, composta pela prefeita de Malo, Paola Lain, o assessor do município de Malo e conselheiro da Província de Vicenza, Roberto Sette, e o vereador de Malo Mauzirio Cogo, está em terras brasileiras, mais precisamente em Santa Catarina.

A vinda dos italianos para o Estado, é pelo Pacto de Irmandade entre Nova Veneza e Malo, conhecido como Gemellaggio, firmado em 2016 na Casa Legislativa neoveneziana, por autoria do vereador Aroldo Frigo Junior. Na cidade italiana, o Pacto foi oficializado em 2017.

Desde que chegaram, a comitiva está hospedada em Nova Veneza e realizando visitas em diversas cidades da região, como no Planalto Serrano em Bom Jardim da Serra e São Joaquim, na última sexta-feira, dia 17, e também na Capital, Florianópolis, nesta terça-feira, dia 20.

Conforme o vereador Aroldo Frigo Junior que acompanhou a comitiva e o prefeito municipal Rogério Frigo, à Florianópolis, o dia foi muito produtivo. “Na Assembleia Legislativa fomos recebidos pelo próprio presidente, o deputado estadual, Silvio Dreveck. Também vistamos os gabinetes dos deputados estaduais Marcos Vieira e Rodrigo Minotto. Em seguida fomos ao Tribunal de Contas de Santa Catarina e fomos recepcionados pelo conselheiro, José Nei Alberon Ascari e tivemos o primeiro contato entre o Estado de Santa Catarina referente ao Gemelaggio de Malo e Nova Veneza”, resumiu o vereador.

Na oportunidade o deputado da Província de Vicenza, Roberto Sette, externou a vontade de contato relação bilateral entre a Região do Vêneto, através da Província de Vicenza, com o Estado de Santa Catarina através da Assembleia Legislativa e que iniciará a partir de janeiro uma tratativa de encontros entre a província de Vicenza e também intermediando com a região do Vêneto. “A relação e a tratativa será feita através da Assembleia Legislativa em especial pelo deputado estadual, Rodrigo Minotto que preside a comissão de relações internacionais e o deputado da Província de Vicenza, Roberto Sette”, explicou Frigo Junior.

Nesta quarta-feira, dia 21, a comitiva visita o litoral catarinense. Serão recebidos em Laguna oficialmente para conhecer a história e a cultura de Anita Garibaldi.

O retorno para a Itália está previsto para esta quinta-feira, dia 22.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/11/2018 - 11:54:47 por: Rafaela Trombin - Alterado em: 21/11/2018 - 12:01:56 por: Rafaela Trombin

Notícias

Privatização dos Correios foi o assunto discutido na Tribuna Livre no Legislativo de Nova Veneza
Privatização dos Correios foi o assunto discutido na Tribuna Livre no Legislativo de Nova Veneza

A casa legislativa de Nova Veneza recebeu na sessão desta noite (6), o Senhor Juliano Arns (membro da ADCAP-Associação dos Profissionais dos Correios, servidor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT e Vereador no Município de Forquilhinha). Com a finalidade de explanar, no espaço da tribuna livre, sobre "Os possíveis impactos da privatização e/ou terceirização da Empresa Pública Correios".

Vereadores sugerem instalação de Wi-fi em Praças Públicas
Vereadores sugerem instalação de Wi-fi em Praças Públicas

Na sessão desta quinta-feira (30), o vereador Edaltro Luiz Bortolotto fez uma indicação para que providencie a abertura de processo licitatório ou outro meio legal de contratação, para instalação e disponibilização de internet Wi-Fi gratuita na praça pública do Distrito de São Bento Baixo.

Presidente da câmara e vereadores acompanham repasse de recurso
Presidente da câmara e vereadores acompanham repasse de recurso

O poder legislativo de Nova Veneza vem acompanhando o trabalho dos gestores da educação bem como fiscalizando os repasses do executivo Neoveneziano. Por conta disso, o Presidente da Câmara, bem como alguns vereadores participaram na manhã da última segunda-feira da entrega de convênios para as Associações de Pais e Professores (APP) referentes ao 'per capita' aluno.

Com cartazes e de forma pacífica, moradores protestam na câmara
Com cartazes e de forma pacífica, moradores protestam na câmara

Com cartazes e imagens em mãos, moradores do Distrito de Caravaggio realizaram na sessão desta noite um protesto pacífico, como forma de apelo em relação a situação da Rodovia Antônio Milanez, que segundo os moradores está em situação precária. Vereadores utilizaram a tribuna e se solidarizaram com a população.

Vereador sugere parques adaptados em Nova Veneza
Vereador sugere parques adaptados em Nova Veneza

O vereador Aroldo Frigo Junior fez uma indicação na sessão ordinária desta noite para que o poder executivo avaliasse a possibilidade de adaptar os parques municipais em Nova Veneza, para que as crianças com deficiência física também possam se divertir.

Ruas são denominadas como forma de homenagem
Ruas são denominadas como forma de homenagem

Aprovado na noite de hoje (25), duas denominações de rua. Em homenagem a Hildebrando Antônio Cunha e Ana Vieira Cunha, as ruas ficam localizadas na Mãe Luzia porém pertencem ao Distrito de Caravaggio. De autoria do vereador Edaltro Bortolotto, o projeto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores.

Em Brasília, vereadores agilizam liberação de obra de drenagem para Nova Veneza
Em Brasília, vereadores agilizam liberação de obra de drenagem para Nova Veneza

Em visita a Secretaria de Articulação Nacional do Governo de Santa Catarina, os legisladores de Nova Veneza foram recebidos pelo chefe executivo de articulação política da Secretaria de Articulação Nacional, Noilton Moraes que prontamente agilizou e intermediou a liberação da obra preventiva da rua Antonio Milanez, que fica localizada no distrito de Caravaggio. O valor do investimento destinado a Nova Veneza para a realização da obra de drenagem desta rua é de R$430.295.26.

Vereadores de Nova Veneza cumprem segundo dia de agenda em Brasília
 Vereadores de Nova Veneza cumprem segundo dia de agenda em Brasília

Em busca de emendas parlamentares para Nova Veneza, a agenda de compromissos em Brasília do vereador Aroldo Frigo Junior e do vice presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo da Silva, segue a todo vapor. Desde a última quarta-feira, dia 19, os legisladores estão realizando visitas institucionais em gabinetes de deputados e senadores e também em ministérios.

Em busca de emendas parlamentares, vereadores de Nova Veneza estão em Brasília
Em busca de emendas parlamentares, vereadores de Nova Veneza estão em Brasília

O vereador Aroldo Frigo Junior e o vice presidente da Câmara de vereadores de Nova Veneza, Arlindo da Silva, estão em Brasília desde a última terça-feira, dia 18, onde permanecem até o dia 20, para a realização de visitas institucionais à gabinetes de deputados e senadores com o intuito de trazer recursos de emendas parlamentares para melhorias em Nova Veneza.

Eleita nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza
 Eleita nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza

Em sessão extraordinária, a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Nova Veneza foi eleita na noite desta segunda-feira, dia 17, na Casa legislativa. Duas chapas apresentaram requerimento de inscrição para concorrer aos cargos de presidente, vice presidente, 1º secretário e 2º secretário.